Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Primeiro aniversário, o mais especial de todos

Por Carla Oliveira *


Seu filho está prestes a completar um ano de vida? Vá se preparando para organizar uma festa inesquecível para comemorar este dia!

Ele ainda é muito pequeno, mal entende o que está acontecendo e também não vai se lembrar de nada depois... Mas, mesmo assim, nem passa pela sua cabeça deixar de fazer uma festa para comemorar o primeiro aniversário do seu filho. Afinal, essa é uma data muito especial, pois faz exatamente um aninho que esse ser tão maravilhoso - o seu filho! - chegou ao mundo.


Elisângela Rinaldi Melch, gerente de marketing da Rica Festa, uma empresa especializada em artigos para festas, conta que para comemorar o primeiro aniversário as mães costumam recorrer a extremos. "Ou elas querem fazer uma mega festa ou apenas uma reuniãozinha para a família". Independentemente do tamanho da sua festa, o que importa é que todos se divirtam e, para isso, é necessário que todos os detalhes sejam cuidadosamente planejados.


As festas de primeiro aniversário costumam ser realizadas em casa, pois a criança é muito pequena e ainda não se sente segura em ambientes estranhos, ainda mais porque a mãe vai estar muito ocupada e não poderá ficar o tempo todo ao seu lado. Além disso, se a criança quiser tirar uma soneca bem no meio da festa, seu berço estará logo ali!


Falando em soneca, é bom lembrar que o horário da festa deve estar de acordo com os hábitos de sono do seu filho. Se ele costuma dormir à tarde, a festa deve ser marcada para o horário em que ele costuma acordar, para que ele não fique sonolento ou irritado durante a comemoração.


E, se houver muitas crianças pequenas entre os convidados, é importante que, entre os comes e bebes, você ofereça opções mais saudáveis e de acordo com a faixa etária, já que não é recomendável que crianças de um ano bebam refrigerante ou comam frituras. Por isso, inclua no seu cardápio sucos naturais, bolachas, frutas e salgados assados.

Dicas para a decoração

Para enfeitar a festa, o ideal são bichinhos de pelúcia ou animaizinhos, que são os preferidos dos pequenos. "Quando a criança tem dois anos, ela mesma já escolhe o tema da festa. O primeiro aniversário é o único em que a mãe poderá decidir", conta Elisângela. Por isso, deixe de lado temas como "Cinderela" ou "Bob Esponja", pois nos anos seguintes certamente eles farão parte das festas do seu filho, quer você queira ou não!


Entre os 6.000 itens que a Rica Festa disponibiliza para festas, existem alguns artigos especiais para o primeiro aniversário, com a expressão "First Birthday" (em português, "primeiro aniversário"). São camisetas, tiaras, bonés, enfeites e até bexigas. Uma das novidades é o fotobaloom, um balão personalizado com a foto da criança. "Essa é uma técnica nova, que nós introduzimos no Brasil", explica Elisângela. O balão é metalizado e permanece cheio por uma semana.

E a diversão?

Ao pensar em atrativos, você deve levar em conta a faixa etária dos convidados. Se houver muitas crianças pequenas, não adianta nada alugar máquinas de videogame, karaokê ou tentar fazer gincanas, pois eles não poderão aproveitar nada disso. Mas, existem algumas opções de diversão para as crianças menores.


Na Rica Festa, as três atrações mais indicadas para os baixinhos são: teatro de fantoches, show de cachorrinhos adestrados e escultura em balões. "No teatrinho, aparecem vários personagens e a apresentação é bem dinâmica, para prender a atenção". Já os cachorrinhos, nem precisava dizer, fazem um enorme sucesso! Vestidos com roupinhas, eles empurram carrinhos, pulam entre bambolês e fazem várias acrobacias.


O que não pode ter na festa do seu filho são palhaços ou pessoas fantasiadas, pois em geral os pequenos morrem de medo! "Teve uma mãe que queria o Bob Esponja na festa de uma ano do filho dela. Nós dissemos que não era recomendável, mas ela insistiu e disse que a criança gostava. De fato, o filho dela gostou, mas as outras crianças que estava lá choraram", conta Elisângela.


Se os seus convidados já forem mais velhos, você terá muitas outras opções de entretenimento. Os recreadores costumam fazer sucesso, animando a garotada a participar de jogos e brincadeiras. Muitas vezes, até os adultos entram no clima e participam! Caricaturistas e mágicos também são bastante requisitados.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Animais, alegria para toda a família 06/11/2001 às 15:33:00

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?