Quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Uma tarde inesquecível!

Por Carla Oliveira *


A gravidez está chegando ao fim... é hora de organizar o chá de bebê! Confira nossas dicas para fazer uma festa gostosa e divertida.

O chá de bebê é um evento muito especial para a mulher, pois permite que ela compartilhe com seus amigos e familiares a imensa alegria de estar esperando um filho. Nessa festinha, a futura mamãe é paparicada por todos, e recebe muitos presentes e palavras de carinho. Tudo isso representa um apoio emocional importante. Para que essa comemoração ocorra da melhor maneira possível, nós preparamos um pequeno manual com dicas para você organizar o seu chá de bebê. Aproveite!


Data


Não existe uma regra que especifique quando deve ser feito o chá, mas em geral ele acontece a partir do sexto mês de gestação, pois a barriga da mamãe já está bem visível e já se sabe o sexo do bebê. Não é aconselhável realizá-lo após o oitavo mês, pois a gestante se sente muito cansada.


O convite deve ser feito com 15 dias de antecedência pelo correio, por telefone ou pessoalmente. É importante confirmar a presença dos convidados, para que você saiba quantas pessoas deve esperar para a sua festa. Não use e-mail, pois você não terá certeza se cada pessoa o recebeu mesmo, além de ser muito impessoal. O ideal é que o chá aconteça no final de semana e à tarde - ele não deve começar antes das 15h, nem depois das 17h, e deve durar no máximo quatro horas.


Presentes


Em relação aos presentes, você pode fazer de duas formas. Ou você especifica no convite de cada pessoa o que ela deve trazer ou elabora uma lista geral e a deixa em uma loja, para que cada convidada possa comprar o item que escolher. Se for pedir os presentes individualmente, é importante que indique produtos com preço acessível. Já na lista, você pode incluir o que quiser, pois é a própria pessoa quem decide o que vai levar. Mas, é fundamental que haja opções baratas para todas as pessoas, ou irá sobrar somente produtos caros na lista para as últimas que forem à loja. Algumas dicas importantes:


  • Escolha a marca de fralda da sua preferência. Se já tiver tido um filho, peça a mesma marca que costumava usar. Se não, siga a indicação de alguma amiga. Dessa forma, você reduz a chance do bebê ter alergia. E não se esqueça de pedir também fraldas noturnas.


  • Alguns itens que não podem faltar: mamadeira, chupeta, babador, xampu, colônia, sabonete e creme hidratante (específicos para bebês e hipoalergênicos), algodão, hastes flexíveis, pomada contra assaduras, termômetro, tesourinha para cortar unha, mordedor, chocalho, pente, escova, saboneteira, lenços umedecidos, fraldas de pano, curativos aderentes, gaze, bolsa de água quente, esparadrapo, solução fisiológica.


  • Se for acrescentar produtos mais caros, não se esqueça de pedir: babá eletrônica, xales, roupinhas, banheira; lençóis, toalhas, sapatinhos de linha ou lã, filme fotográfico ou fita para filmadora, bebê conforto, álbuns de fotografia.


  • Lembre-se de que ao pedir roupa, tolha ou lençol você corre o risco de não gostar da cor ou do tipo de tecido. Não é adequado pedir à pessoa para trocar o presente. Faça isso você mesma.


  • Se você já tiver comprado o berço ou o cercadinho do bebê, pode utilizá-lo para colocar os presentes, como parte da decoração da festa.


    Brincadeiras


    A brincadeira de chá de bebê mais comum é a da adivinhação, em que a futura mamãe apalpa cada presente e tenta adivinhar o que é. Se ela erra, paga um "castigo", que pode ser imitar alguma pessoa, cantar uma música, trocar a fralda de uma boneca ou ter a barriga pintada com batom. Mas, nem toda gestante simpatiza com esse tipo de brincadeira. Algumas se sentem constrangidas ao pagar os castigos, outras apenas não gostam mesmo.


    Existem outras opções de entretenimento. Em uma delas, cada convidada escreve uma frase de boas-vindas para o futuro bebê, sem se identificar, e coloca em um saco. No meio da festa, é escolhida uma pessoa para começar a leitura das mensagens. Ela retira um bilhete do saco e lê em voz alta. Em seguida, a autora da frase se identifica e recebe o saco para ler outra frase, e assim por diante.


    Uma brincadeira legal é pedir para cada convidada trazer uma foto sua quando pequena e montar um mural. Depois, todas se divertem tentando adivinhar quem é quem. Outra opção divertida é colocar uma fitinha no braço de cada convidado. Durante a festa, quem falar a palavra "bebê", perde sua fitinha e dá para a pessoa que percebeu o deslize. No final, quem tiver mais fitinhas recebe um prêmio.


    Comes e bebes


    Um chá da tarde pede alimentos leves, como sanduíches de metro, patês, frios, crepes, tortas ou salgados. Não deixe faltar a sobremesa: brigadeiros, bolo, mousse ou sorvete. Para beber, sucos, refrigerantes e algumas opções de chá, é claro. Não é comum servir bebidas alcoólicas, mas nada impede que você sirva uma cerveja ou um vinho se quiser.


    Decoração


    A decoração pode ser feita com objetos infantis, como bexigas, ursinhos de pelúcia, bonecas, brinquedos e o nome do bebê montado na parede com letras de isopor. Mas, se você quiser pode apenas comprar flores bem bonitas e montar alguns arranjos. Velas coloridas e perfumadas são sempre uma boa opção.

    Ganhe tempo e praticicidade!

    Segundo a tradição, quem organiza o chá de bebê é uma amiga da futura mamãe. Mas, muitas vezes, é a própria gestante quem acaba tendo que cuidar de tudo sozinha. E a maioria não tem tempo para organizar uma festa bacana, pois está envolvida com outras questões, como a compra do enxoval, exames e visitas ao médico - isso tudo sem deixar de trabalhar!


    Para essas mamães mais atarefadas, existe a possibilidade de contratar uma empresa especializada em organizar chás de bebê. A idéia pode parecer um pouco estranha, pois essa prática ainda não é muito comum, mas vem dando certo. É o que garante Hirley Neves, dona da empresa Tanti Auguri, que há um ano realiza esse tipo de festa.


    Tudo começou quando Hirley organizou o chá de bebê de uma amiga. "Uma outra colega minha, que havia morado nos Estados Unidos, me ajudou a montar a festa e ela trouxe idéias diferentes de decoração e de brincadeiras, que eram novidade por aqui". Hirley gostou tanto da experiência que resolveu montar sua própria empresa.


    Seu objetivo principal é realizar festas divertidas e animadas, que promovam a integração de todos os convidados. Com brincadeiras de bom gosto, Hirley evita a formação de "panelinhas" e também não deixa que ninguém se sinta constrangido. Uma grande novidade dos chás de bebê tem sido a presença dos homens. "Alguns pais participam tanto da gravidez que todos os seus amigos acabam curtindo também", explica.


    Hirley cuida de tudo: distribui os convites, elabora listas de presentes, confirma a presença dos convidados, contrata o buffet, encomenda as lembrancinhas, faz a decoração, organiza as brincadeiras e, se precisar, providencia até a limpeza depois da festa. A empresária também disponibiliza as fotos da festa em um site, ao qual apenas pessoas autorizadas pela gestante têm acesso.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Aprendiz de Maestro 01/09/2014 às 17:39:04

    Convide seus filhos para assistir à série O Aprendiz de Maestro, produzida pela TUCCA - uma ONG que dá assistência a crianças com câncer. Ao mesmo tempo em que se divertem, vocês ajudam a quem precisa.

       
    Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

    Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

       
    Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

    Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

       
    Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

    Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!

       
    Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

    O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!