Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Livre do cordão umbilical!

Por Dr. Leonardo Posternak * em 26/04/2001


O cordão umbilical cai naturalmente, perto do décimo dia de vida. Conheça alguns cuidados a serem tomados nesse período.

Os primeiros dias de vida do bebê são repletos de descobertas e conquistas, tanto para os pais como para o filho. E nessa época surgem as principais dúvidas. Uma das mais freqüentes é o tratamento do umbigo.


Trocar a roupa e dar banho no bebê é uma sensação gostosa, mas desperta uma certa insegurança na maioria dos pais. Muitos ficam aflitos ao tocar o coto, parte mais superficial do umbigo. Pois saiba que ele é formado por um tecido gelatinoso, que contém muita água. À medida que desidrata, fica duro e preto. E quando seca completamente cai, em geral, entre a primeira e a segunda semana de vida do recém-nascido.

Lei da natureza

Esse processo é absolutamente normal e você não precisa se preocupar. Há casos em que a cicatrização é um pouco mais lenta e o aparecimento de um pequeno sangramento não deve assustar você.


Calma! Devido à falta de contato com o ar, a parte mais profunda do umbigo fica úmida e chega a sangrar. Para evitar complicações, tenha sempre o cuidado de não fazer movimentos bruscos sobre a barriga do bebê na hora de trocar a fralda.


Para limpar o umbigo, use gaze ou cotonete umedecido com álcool 70% (absoluto). Evite algodão, que solta fiapos e prende na pele. Passe o líquido em volta do cordão delicadamente, todos os dias. Se durante a higiene perceber um bolha úmida e o vazamento de um líquido incolor, não se desespere. Pode ser um granuloma de umbigo, uma cicatrização mais lenta. Consulte o pediatra. Até a terceira semana de vida o coto cairá.


Antigamente, acreditava-se que colocando esparadrapo, faixas ou até uma moeda sobre o umbigo ele não ficaria saltado. Esqueça! Trata-se apenas de uma crença popular. Evite qualquer um desses procedimentos.


* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?