Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Elos de confiança entre a babá e a família

Por Vera Moraes e Luccia Guisalberti *


Um bom relacionamento entre os pais e a babá garante a tranqüilidade dentro de casa. Leia, aqui, algumas dicas.

Os profissionais que cuidam do seu filho, como as babás, por exemplo, precisam ser escolhidos a dedo para que haja harmonia na relação entre eles, você e o seu filhote. Além disso, a pessoa deve passar confiança e, ao mesmo tempo, não desenvolver uma situação na qual os pais sintam-se sem espaço ou autoridade.


Trata-se de uma escolha subjetiva, porém algumas dicas facilitam o convívio e a comunicação entre a família e a babá. Confira a seguir.

Na hora da contratação

  • Prefira profissionais que já tenham trabalhado com crianças ou bebês. Dessa forma, ela provavelmente terá mais noções sobre o desenvolvimento infantil e saberá lidar com diversos tipos de família.


  • Cuidar de crianças não é uma tarefa fácil. Para tanto, a pessoa deve mostrar flexibilidade, senso de humor ou alegria e afeto. Afinal, ela acompanhará você e sua família nas mais diversas situações e precisará de jogo de cintura para que tudo saia conforme o esperado.

    Na hora de se relacionar com a babá

  • Se algo lhe incomodar, converse com a babá em vez de "deixar de lado" o assunto. Você evita que o problema aumente ou desencadeie atritos entre vocês.


  • Procure garantir momentos de total privacidade com seu filho, para desenvolver um vínculo especial entre vocês. Conhecer bem sua criança a deixará mais à vontade para dizer o que espera ou não de quem cuida dela.


  • A babá foi contratada para que você possa fazer outras atividades? Então aproveite! Vigiar ostensivamente o trabalho dela a deixará pouco à vontade e, talvez, ela perca um pouco da sua espontaneidade.


  • Tenha em mente: uma babá nunca fará tudo exatamente como você sonhou! Considere que seu filho está se relacionando com uma pessoa que tem qualidades e defeitos ? como todo mundo - e não com alguém ideal. Isso dará espaço para que a babá assuma, eventualmente, seus erros e não sinta necessidade de mentir.


    Para terminar uma nota sobre o ciúme: é muito comum, pergunte aos pediatras, os filhos fazerem a famosa cena de que preferem a babá à mãe. Se você está no seu primeiro filho é natural que sofra um pouquinho, mas nunca se esqueça de que ser mãe não é pouca coisa na vida de um filho e que ele sabe muito bem como te dizer isso sem nem ao menos saber falar.


    O mais importante é o seguinte: se você se sentir culpada, ausente ou insegura todas as vezes que o seu filho aprontar uma dessas, você será cada vez mais exigida e cada vez mais insuficiente.

    * Vera Moraes e Luccia Guisalberti Vera Cortez é psicóloga, com formação em psicanálise e Terapeuta Familiar.
    Luccia Ghisalberti é psicóloga, educadora e Terapeuta Familiar.
    Juntas desenvolvem um trabalho considerando cada família, e incluindo a babá, que pode ser orientada de acordo com as necessidades da casa aonde ela vai trabalhar.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

    Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

       
    Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

    Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

       
    Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

    "Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?