Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Como escolher o maternal

Por Lucy Casolari *


A escolha da primeira escola é sempre acompanhada da angústia dos pais. Leia, aqui, algumas dicas que poderão facilitar essa sua dura tarefa.

Antes de se decidir, visite várias escolas, procure conversar com as pessoas responsáveis, observe como se sente acolhida na entrevista: isso pode ser um indicativo da forma de lidar com as crianças. A empatia é algo a ser buscado, sem dúvida, especialmente no caso dos pequenos. Uma conversa com outras mães poderá ajudá-la a esclarecer algumas dúvidas. Lembre-se, entretanto, de que cada criança é uma e cada família tem suas próprias necessidades e valores.


O vínculo da criança, os pais e a escola de educação infantil costuma ser muito forte, construído, acima de tudo, na confiança, por isso o lado humano conta mais que tudo. Não se deixe seduzir, apenas, pelo brilho e pela beleza das instalações, tão importantes no sentido da segurança e higiene, pois a sua presença, por isso só, não garante que as crianças usufruam os equipamentos.


Um ponto fundamental diz respeito à qualificação dos profissionais, questione sobre o nível de sua formação e estabilidade do quadro, pois ainda há um grande número de escolas que não os valorizam adequadamente. Em alguns casos, corre-se o risco de ter que lidar, em casa, com a tristeza de seu filho por causa da perda de uma querida professora no meio do período letivo. O que pode, certamente ocasionar dificuldades posteriores de adaptação.


Finalizando, depois de fazer todo o percurso e a avaliação objetiva, respeite a sua intuição e, independentemente do método utilizado, faça a sua escolha pela escola para a qual o seu coração bater mais forte... Novamente o lado racional e o emocional precisam estar em harmonia e, aí, a escola fará bem para a criança, assim como para a mãe que poderá ter um tempo para si mesma para trabalhar e realizar suas atividades pessoais com mais tranqüilidade.


* Lucy Casolari é pedagoga e educadora


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...