Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Genéricos, uma solução econômica

Por Luiza Helena Marcondes *


Você conhece os medicamentos genéricos? Apesar de estarem circulando pelas prateleiras há quase dois anos, esses remédios ainda despertam muitas dúvidas. Aprenda, no Clicfilhos, um pouco mais sobre esse assunto tão polêmico.

Seu filho está doente e o médico receita a medicação. Ao sair do consultório, você vai direto à farmácia comprar o remédio. Mas o farmacêutico diz que não tem o produto prescrito e recomenda um genérico. E agora, o que fazer?


Na realidade, o vendedor está indicando um medicamento com o mesmo princípio ativo, concentração e posologia recomendados pelo doutor. A diferença está no preço. Os genéricos, em geral, são bem mais baratos que seus equivalentes de marca. A redução dos valores deve-se ao fato do fabricante não precisar fazer propaganda e nem investir em pesquisas para testar sua eficácia.

Realmente funcionam?

O resultado terapêutico desses medicamentos é o mesmo dos originais conhecidos pelo consumidores, garante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este órgão realiza testes periódicos de bioequivalência para avaliar e comprovar a qualidade dos genéricos em relação aos originais.


Desde em agosto de 1999, quando foram lançados, as listas dos medicamentos genéricos têm aumentado. No princípio eram apenas seis, hoje já chegam a 250, e servem para os mais diversos problemas de saúde. Conheça a relação de medicamentos nos sites do Ministério da Saúde www.saude.gov.br e da Anvisa www.anvisa.gov.br.

Como identificar?

É possível verificar a diferença pela própria embalagem. Para ter a certeza, olhe o nome do medicamento. O genérico traz apenas a inscrição do princípio ativo utilizado no alto da caixa. Logo abaixo, escrito em azul, está o alerta: "Medicamento Genérico" - Lei 9.787/99, além de uma tarja amarela.


Portanto, na próxima vez que você for ao médico, solicite a ele que prescreva, se possível, um medicamento genérico. Você estará se tratando com o remédio adequado às suas necessidades e economizando muito na compra.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...