Sábado, 10 de dezembro de 2016
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

A escolha do pediatra

Por Julienne Gananian *


A relação entre o pediatra e as crianças baseia-se em confiança e respeito. Procure, sempre, profissionais bem indicados.

Os filhos são preciosos, não é mesmo? Portanto, para cuidar da saúde deles, escolha um ótimo profissional. Confira as dicas elaboradas pelo Dr. Leonardo Posternak, médico pediatra em São Paulo.


  • Procure indicações por meio de amigos ou familiares, fontes preciosas para encontrar bons profissionais.


  • Se possível, compareça à primeira consulta sem levar a criança. Você terá mais liberdade - e sossego! - para conhecer melhor o médico, a sua linha de trabalho e a sua maneira de pensar. Estes aspectos serão a base para construir uma relação de confiança, que se consolidará a cada novo contato.


  • "Lamentavelmente, a formação em boas faculdades, o curriculum ou a quantidade de diplomas pendurados nas paredes do consultório, apesar de indicarem um bom preparo técnico, não são garantia de uma conduta ética e muito menos excluem a possibilidade do profissional ser portador de desvios, perversões ou patologias psicoemocionais" lembra o Dr. Leonardo Posternak. O pai - ou a mãe - deve sempre acompanhar as crianças, já que sua presença, além de proteção, traz confiança e tranqüilidade aos pequenos.


  • No caso dos adolescentes, os pais não precisam necessariamente estar por perto. Porém, é fundamental a presença de outra pessoa na sala de exame, como uma enfermeira ou assistente.


    "Tão ou mais importante que a presença na consulta é acompanhar os filhos antes e depois da visita ao médico, conversando abertamente sobre suas dúvidas, preocupações e sobre o tratamento" explica o pediatra.


    Portanto, escolha profissionais competentes para tratar da saúde dos seus filhotes e arremate os cuidados garantindo um ambiente de confiança em casa, estimulando o diálogo para que eles se sintam seguros e possam esclarecer todas as suas dúvidas e receios.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

    Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

       
    Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

    Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

       
    Violência dentro de casa 05/11/2001 às 17:35:00

    A violência doméstica ocorre por meio de agressões físicas ou verbais, desestruturando a família.

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Sem pressa para sair de casa 19/07/2003 às 10:49:00

    Hoje em dia, é comum que filhos continuem morando com os pais, mesmo depois de adultos. É a chamada "geração canguru"!