Terça, 01 de dezembro de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

A escolha do pediatra

Por Julienne Gananian *


A relação entre o pediatra e as crianças baseia-se em confiança e respeito. Procure, sempre, profissionais bem indicados.

Os filhos são preciosos, não é mesmo? Portanto, para cuidar da saúde deles, escolha um ótimo profissional. Confira as dicas elaboradas pelo Dr. Leonardo Posternak, médico pediatra em São Paulo.


  • Procure indicações por meio de amigos ou familiares, fontes preciosas para encontrar bons profissionais.


  • Se possível, compareça à primeira consulta sem levar a criança. Você terá mais liberdade - e sossego! - para conhecer melhor o médico, a sua linha de trabalho e a sua maneira de pensar. Estes aspectos serão a base para construir uma relação de confiança, que se consolidará a cada novo contato.


  • "Lamentavelmente, a formação em boas faculdades, o curriculum ou a quantidade de diplomas pendurados nas paredes do consultório, apesar de indicarem um bom preparo técnico, não são garantia de uma conduta ética e muito menos excluem a possibilidade do profissional ser portador de desvios, perversões ou patologias psicoemocionais" lembra o Dr. Leonardo Posternak. O pai - ou a mãe - deve sempre acompanhar as crianças, já que sua presença, além de proteção, traz confiança e tranqüilidade aos pequenos.


  • No caso dos adolescentes, os pais não precisam necessariamente estar por perto. Porém, é fundamental a presença de outra pessoa na sala de exame, como uma enfermeira ou assistente.


    "Tão ou mais importante que a presença na consulta é acompanhar os filhos antes e depois da visita ao médico, conversando abertamente sobre suas dúvidas, preocupações e sobre o tratamento" explica o pediatra.


    Portanto, escolha profissionais competentes para tratar da saúde dos seus filhotes e arremate os cuidados garantindo um ambiente de confiança em casa, estimulando o diálogo para que eles se sintam seguros e possam esclarecer todas as suas dúvidas e receios.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...