Terça, 27 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Feliz Halloween!

Por Julienne Gananian *


Conheça um pouco da história do Dia das Bruxas e comemore com seus filhos!

Você sabe de onde veio o Halloween, comemorado em países como Estados Unidos, Inglaterra e até em alguns lugares do Brasil? Esta tradição surgiu no hemisfério norte, numa época em que se dividia o ano de acordo com as estações "verão e inverno", isto é, há muito tempo! No calendário atual, o início dessas estações seriam, respectivamente, no dia 1º de maio e 1º de novembro, sendo que o início do verão chamava-se Beltane e o do inverno, Halloween.


A chegada do Halloween significava o Ano Novo, com o início de uma época de muito frio e escuridão. No dia 31 de outubro acendiam-se fogueiras para trazer o calor e espantar os espíritos maus, completando o "exorcismo" com máscaras. O ritual pretendia também combater as forças do mal: o frio, a fome e as doenças.

Travessuras ou gostosuras?

Hoje celebra-se o Halloween com festas, fogueiras, doces e mil fantasias: de bruxas, mortos, caveiras, esqueletos, diabos e duendes. Em alguns países, as crianças se fantasiam e saem em grupos batendo de porta em porta dizendo, em coro, a frase: "travessuras ou gostosuras?". Se não lhe derem doces, balas, chocolates, enfim, "gostosuras", os pequenos aprontam e fazem brincadeiras.


Lembre-se de comemorar a data com juízo: cuidado com as fogueiras (deixem os bombeiros em paz nesse dia!) e nada de travessuras radicais! Incentive seus filhotes a dizerem "obrigado" quando receberem os doces e que, de preferência, estejam acompanhados de um adulto, mesmo que ele só fique olhando de longe!

Apetrechos e bruxarias

Preto e laranja são as cores das bruxas. Se você quiser fazer uma festinha para seus filhos e amiguinhos, produza máscaras, vista-se de preto ou de laranja e, se não puder comprar ou fazer uma fantasia, improvise: nada melhor do que um lençol cortado para despertar o "Gasparzinho" nas crianças!


Capriche com bexigas, painéis de monstros ou fantasmas, velas coloridas e, claro, abóboras! Aprenda como fazer, de forma econômica e divertida, uma abóbora de Halloween!



Material:
  • abóboras tipo moranga
  • vela e fósforo
  • pires ou pratinho para apoiar a vela
  • Faca e colher



  • Modo de preparar:

    Faça um buraco, do tamanho de um pires, na base da abóbora. Com a colher, retire as sementes e a polpa da abóbora. Aproveite a polpa para fazer doces ou bolos.


    Use a pontinha da faca e desenhe triângulos na frente da abóbora, formando um rosto: dois em cima, representando os olhos, um no meio, como se fosse um nariz e uma boca grande e assustadora! Acenda a vela sobre o pires ou pratinho e, por cima, encaixe a abóbora.


    Se seus filhos forem pequenos, ajude-os com a faca e a vela, para ninguém se machucar!

    Receitas malucas

    Aproveite a data e, com um pouco de criatividade, invente nomes horríveis para as comidinhas, afinal, no Halloween vale tudo! O bolo pode ser de "patas de aranha", a groselha "sangue de vampiro" e por aí vai...solte sua imaginação!


    Confira duas receitas saudáveis, do site da Editora Informal , que também sugere atividades para comemorar o Halloween.



    Legumes ao leite de morcego encantado



    Ingredientes:

    alface

    1 cebola

    1 pepino grande

    3 tomates

    50 g de queijo branco

    8 azeitonas pretas

    4 colheres de sopa de azeite

    1 colher de sopa de suco de limão

    hortelã seca

    sal


    Modo de preparo:

    Corte o alface em tiras com uma tesoura de cozinha. Corte o pepino (depois de descascado) e os tomates em cubos. Coloque o alface numa saladeira e junte com os legumes cortados e a cebola. Corte o queijo em cubos pequenos. Prepare o molho com o sumo de limão, azeite, hortelã e sal e misture bem. Deite o molho sobre os legumes, coloque as azeitonas nas bordas da salada e o queijo no meio.


    Salada de pernas de lagarto verde


    Ingredientes:

    1 pepino

    1 iogurte

    2 queijos frescos

    1 dente de alho

    sumo de meio limão

    2 colheres de sopa de azeite

    hortelã

    sal e pimenta


    Modo de preparo:

    Corte os pepinos em cubos grandes depois de descascá-los e colocá-los em uma tigela. Em outra tigela, coloque o iogurte e o queijo fresco e junte o alho picado, a hortelã, o sumo de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem.

    Deite este molho sobre o pepino e a sua salada está pronta!


    Aproveite as dicas e Feliz Halloween!!!


    Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

    Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

       
    Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

    Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

       
    Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

    Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

       
    Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

    Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

       
    Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

    Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!