Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Com a palavra na ponta da língua

Por Sonia Salama * em 20/03/2001


Bate-papo, historinhas de ninar, boa leitura e uma divertida sessão de cinemaoferecem à criança contato com um vasto vocabulário. Apresente seu filho ao mundo da comunicação. Você perceberá uma sensível melhora do domínio da linguagem.

Preste atenção ao jeito como você fala com seu filho. Fez a lição? Que nota tirou na prova? Almoçou direito? Escovou os dentes? Esse questionamento demonstra carinho e zelo, mas parece inquisição quando acaba por aí. Conte histórias, brinque e jogue conversa fora para enriquecer o vocabulário do garoto. Ele vai gostar!


Não descarte atividades ao ar livre: é uma hora importante em que a criança tem contato com coleguinhas, pessoas diferentes e adultos, criando a interatividade necessária para o bom desenvolvimento cultural infantil.


Os pequenos pedem coisas novas sempre que passeiam pelo shopping center, não é? Saiba que o brinquedinho velho é um bom aliado para aumentar o vocabulário, pois a criança estimula a imaginação explorando as possibilidades de diversão com a mesma peça.

Para falar é só começar

Pergunte menos e converse mais. Falta de bate-papo desestimula a criança a comentar, perguntar e contar coisinhas sobre o dia-a-dia. A falta de diálogo gera limitações na argumentação, na explanação e empobrece a linguagem. Deixe seu filho exercitar os diferentes papéis da comunicação.


Assista com a criança a desenhos animados e filmes infantis. Ótima maneira de criar temas comuns. A diversão é garantida e assunto não faltará.


Aproveite o banho, o jantar, a hora de vestir e o momento de dormir para falar com o pequeno. Silêncio absoluto não oferece o mínimo de interação verbal.


Tire o pó dos livros. Mostre interesse pela leitura. Para a criança que ainda não sabe ler, interprete histórias. Encante os maiores folheando páginas com figuras e lendo alguns trechos.


Conte a mesma história várias vezes. A garotada não exige um conto diferente por dia. A repetição interpretada com entusiasmo e criatividade prende a atenção da criança, gerando expectativa e previsibilidade, itens importantes no processo comunicativo.



* Sonia Salama é fonoaudióloga bilíngüe (inglês, português), mestre em Lingüística Aplicada, coordenadora da Clínica Potencial http://www.clinicapotencial.com.br/


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?