Terça, 19 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Um dia no parque

Por Luiza Helena Marcondes *


Esqueça a agitação do dia-a-dia e faça com as crianças um passeio diferente: divirtam-se no parque!

Você está na cidade e não sabe como se divertir com as crianças? Saiba que não é preciso muito dinheiro, apenas disposição e uma boa dose de energia para acompanhar o ritmo dos pequenos.


Escolha um dia ensolarado, com temperatura agradável, para passar um dia no parque. Aproveite esta oportunidade para brincar com as crianças ou simplesmente curtir a natureza em companhia da família. Já que os pequenos são o principal motivo do passeio, arrume uma belíssima cesta de piquenique, uma mochila com ítens básicos para atender às suas necessidades e prepare o carro para levar bicicletas, patins, skates e patinetes.


Se as crianças ainda forem pequenas, esse é o local ideal para ensiná-las a pilotar esses brinquedos sobre rodas. Ou então deixe a molecada livre e à vontade para correr e brincar muito, sem a preocupação dos perigos do trânsito ou da falta de espaço que normalmente impede os pequenos de praticar suas aventuras no dia-a-dia.

Equipamentos de segurança

Não esqueça de levar os equipamentos de segurança como capacete, cotoveleiras, luvas e joelheiras. Eles são extremamente importantes para a pratica de qualquer esporte sobre rodas, pois diminuem os riscos de fraturas e arranhões nas partes do corpo mais vulneráveis à queda como mãos, joelhos e cotovelos.


Se seus filhos ainda não possuem esse kit básico, trate de providenciar. Eles são um passaporte para o seu sossego! Quando for comprar, leve a criança junto: ela deve experimentar cada peça e sentir-se confortável. O capacete deve ser aconchegante: teste vários formatos e opte por aquele que melhor se ajustar a cabeça de seu filho. Faça o mesmo com outros itens de proteção.

Operação proteção

Seja andando de bicicleta, patins, skate ou patinete seu filho precisa estar bem protegido. Quando chegar ao parque comece a operação "robozinho". Mesmo que ele reclame e choramingue dizendo que não vai usar os equipamentos (porque são feios, porque o colega não usa, porque está calor - as desculpas são as mais variadas!) não ceda aos argumentos.


Lembre-se: apesar do chão ser o limite, ele é duro e áspero, portanto não vale à pena facilitar. Os mais experientes sabem bem disso: nas competições de ciclismo ou skate nada é mais normal que assistir alguém se "arrebentando". Não vacile!

O primeiro tombo a gente nunca esquece

Se seu filho ainda não sabe pilotar a bicicleta ou não consegue se equilibrar sobre os patins, fique junto dele. Segure-o e encoraje-o. Nas primeiras vezes, é natural que criança caia mas é caindo que se aprende.


Para diminuir um pouco o risco de acidentes é essencial que o brinquedo seja do tamanho adequado. Então, nada de ensinar uma criança a andar numa bicicleta de aro 20, quando ela deveria estar numa pequena. Verifique, também, as condições do local: prefira terrenos planos - de terra ou de asfalto - sem pedras ou buracos.


Caso seu filho seja mais experiente e já domine o skate, o patins e os outros brinquedos de roda, capriche nas recomendações: peça que tenha cuidado com os pedestres, que costumam dividir as pistas com o esportistas.

Um papagaio e uma rabiola

Outra forma de aproveitar bem o dia é empinando pipas. Escolha um lugar seguro e adequado longe de árvores e rede elétrica para que o papagaio não enrosque. Outro lembrete importante é evitar o contato com o cerol - pó de vidro misturado à cola. Algumas crianças mais endiabradas gostam de utilizá-lo na linha para que fique cortante e consiga "laçar" o papagaio do outro, ganhando a aposta de quem conseguiu cortar mais. Se uma pessoa for atingida acidentalmente pela linha "aditivada" pode se machucar muito.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?