Terça, 02 de junho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Assadura, problema de todos

Por Dr. Leonardo Posternak * em 16/02/2001


"Já fiz de tudo. Comprei diversas marcas de fralda, passei talco, pomada, óleo, mas as assaduras insistem em maltratar a pele de meu bebê", queixa-se Fernanda Arruda, de São Paulo. Você e muitas mães tentaram, sem sucesso, mil recursos para livrar seu fil



A assadura é o resultado de vários fatores: a acidez da urina, a umidade e a fragilidade da pele do recém-nascido. Quando seu filho faz xixi, uma substância chamada amônia é liberada e, por ser muito ácida, irrita os órgãos genitais e o bumbum. Isso é conhecido como dermatite amoniacal.

Como prevenção, é recomendável espalhar uma substância oleosa no bumbum do bebê. Uma camada nas partes mais afetadas irá criar uma superfície impermeável, capaz de não deixar a urina em contato com a pele. As fraldas descartáveis também protegem. Mas cuidado! Algumas crianças podem ter alergia ao material gelatinoso que faça parte da composição do produto. A qualquer sinal de prurido, vermelhidão, bolinhas, peça auxílio ao pediatra.

O xixi não é o único culpado!

Outro tipo de assadura é a dermatite por fungos, chamada de candidíase ou monilíase. Ela é provocada pela cândida albicas, popularmente chamada de sapinho. O recém-nascido é mais sensível à infeção por esse fungo porque o seu organismo ainda não consegue se defender. As manifestações ocorrem de duas formas: ou a criança apresenta manchas brancas na boca, gengiva e bochecha, ou assaduras.


Quando o bebê tem sapinho, ele engole o fungo junto com o leite enquanto mama. Ao eliminar as fezes ou fazer xixi, a candida é eliminada provocando irritações. Visualmente é diferente da dermatite amoniacal, mas só o pediatra consegue identificar o problema. No entanto, se seu filho tiver pequenos pontinhos esbranquiçados na boca e depois começar a apresentar lesões na pele, é provável que seja uma dermatite por fungos. O tratamento é feito com pomadas no local afetado e medicação oral.


A candida se desenvolve em meio úmido e ácido. Portanto o seio é um lugar perfeito para ela se hospedar, já que o leite é ácido e o local não fica seco. No adulto, ela é apenas um parasita que não provoca nenhum mal. Para prevenir, limpe o bico do peito com água e bicarbonato de sódio depois de amamentar. Essa substância é alcalina e acaba com a acidez do meio.


* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...