Quinta-feira, 27 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br

DVD MPBaby, Cantigas de Roda Amizade!

Por Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação *


Ao som das cantigas de roda, a formiga Tai e a abelha Ju vivem uma série de aventuras musicais em conjunto com outras criaturas e objetos da fauna, da flora e da cultura brasileira. O DVD inclui no encarte um guia de interações musicais elaborado pela Mús

Nesta edição, apresentamos o DVD MPBaby - Cantigas de Roda - Amizade!, o primeiro de uma série de materiais audiovisuais especialmente criados pela gravadora MCD, com a finalidade de promover entre crianças, pais e educadores uma cultura de interação musical.

Organizado no formato de 14 videoclipes, complementados por três seções "extras", o DVD têm como personagens principais a formiga Tai (formiga, em Tupi) e a abelha Ju (abelha, em Tupi), duas amigas que, em uma série de aventuras musicais, interagem com outras criaturas e objetos da fauna, da flora e da cultura brasileira.


O conteúdo musical do DVD foi desenvolvido a partir de cantigas de roda típicas do folclore brasileiro, que já haviam sido especialmente recriadas pelo compositor e violonista Reginaldo Frazatto Jr. para a série de CDs MPBaby, da MCD. A escolha do repertório e o excelente resultado técnico das gravações sensibilizam antes de tudo os adultos, convidando-os a estabelecer uma cultura de interação musical com as crianças.


Neste contexto multisensorial, os valores fundamentais da amizade e da confraternização universal são colocados como tema central e desenvolvidos através de ações que despertam a atenção para a naturalidade dos conflitos entre indivíduos e espécies e, principalmente, revelam a importância da cooperação, da solidariedade, compreensão e da tolerância para a construção de uma cultura de paz e harmonia.

Música para além das possibilidades da escuta

Os arranjos para violão acústico (ao contrário do uso indiscriminado de recursos eletrônicos) oferecem materiais sonoros de maior qualidade e diversidade para o estímulo da percepção auditiva. No DVD, cada videoclipe se inicia com a integração de som, imagem e movimento do instrumento tocado pelo instrumentista, o que permite uma experiência concreta da relação entre a percepção audiovisual e a sua execução física.


Assim como no CD, as cantigas se apresentam em versões exclusivamente instrumentais, abrindo espaço para as diversas possibilidades de interação musical, entre elas, o canto. Especialmente no DVD, pode-se ativar ou desativar a exibição das letras das cantigas através de legendas. Quando ativadas, as legendas podem ser utilizadas por adultos e crianças (desde a idade pré-escolar) como uma guia para o canto, em conjunto com a referência melódica da parte instrumental.


Este recurso também pode ser utilizado criativamente como motivação para uma série de atividades lúdicas relacionadas ao verbal e ao musical - como, por exemplo, jogos que estimulem a memorização da letra ou da melodia.

Contexto para diversas formas de apreciação e expressão

Se a música apresenta diversos planos de organização de seus materiais, o conteúdo visual recebe um tratamento multidimensional no qual as imagens são sobrepostas em diferentes níveis de profundidade que vão além da simples perspectiva de figura e fundo.


Enquanto os arranjos musicais são desenvolvidos através das diferentes nuances de seus elementos rítmicos e sonoros, a visualidade também se desenvolve em uma série de nuances de elementos como traços, cores, formas e texturas que estimulam a percepção das diversas associações entre os universos das linguagens sonoras e visuais, tão comuns à experiência humana e igualmente relacionadas a outras formas de percepção sensorial e processos cognitivos.


É também através deste singelo, mas sofisticado, grau de representação da experiência real, que o conteúdo visual do DVD retribui a referência inicial do conteúdo musical: através da interação a experiência visual estimula as possíveis representações concretas ou abstratas da apreciação musical.

Além do imaginário, possíveis representações da realidade

Nas seções "extras" são apresentadas ao público algumas imagens fotográficas complementadas por breves e curiosas informações sobre as 20 criaturas da fauna brasileira que são retratadas nos videoclipes temáticos.


Apresentam-se, também, como sugestões de atividade aplicativa (entre outras a serem resgatadas e criadas pelo público) os procedimentos passo-a-passo para a reprodução dos desenhos das personagens Tai e Ju, protagonistas das aventuras, além da confecção de um tradicional chapéu com técnica de dobradura de papel jornal.







-


Marcha Soldado

-

Peixe Vivo


-

Sapo Cururu





* Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação é músico, pesquisador e educador musical. Mestre em música pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, tem formação em canto e atua como professor dos cursos de graduação em música da Unesp e da FASM - Faculdade Santa Marcelina. É diretor da Baby Arts - Música e Interação, organização especializada no desenvolvimento de atividades artísticas e educativas para bebês e crianças de 0 a 3 anos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.