Sábado, 01 de novembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Cantigas de roda e canções de ninar

Por Aline Romeiro - Baby Arts - Música e Interação *


Cultivando e reinventando a tradição.

Todo mundo já foi criança um dia, embora a gente esqueça um pouco. Você lembra daquelas canções de ninar que nos acalentavam quando pequenos? E as músicas que cantávamos, brincando de roda com os amiguinhos? Mesmo com poucas e vagas lembranças, essas canções foram e são muito importantes para a nossa própria formação musical. Na calçada, no quintal ou na escola, aprendemos com as cantigas de roda a nos socializar cantando, além de vivenciar uma variedade de ritmos e sons.


Com certeza sua mãe algum dia já cantou docemente pra você dormir. Ao ouvir nossa mãe cantando de maneira tão íntima, obtivemos contato com nosso principal modelo de voz, além de uma certa estrutura musical, que estarão presentes no decorrer de nossa vida. Por isso é tão importante que a mãe cante para ninar o seu filho, e, de preferência, que cante bem e bonito. A sensibilidade musical do seu filho vai agradecer.


Neste artigo vamos falar um pouco sobre as principais gravações de cantigas de roda e canções de ninar que estão disponíveis nas lojas brasileiras e também pela internet, através dos sites das gravadoras. Existe uma grande variedade de CDs, desde remasterizações de antigos LPs até versões bem atuais de velhas cantigas. Confira!

Canções de ninar

As canções de ninar são grandes estímulos para o desenvolvimento musical da criança. Edwin Gordon, um dos principais educadores musicais do século XX, diz que o período em que a criança tem a maior capacidade de se desenvolver musicalmente vai de 0 até 4 anos de idade. Daí a importância da mãe e do pai do bebê cantarem variadamente (ou seja, não somente canções de ninar) até mesmo antes dele nascer, enquanto ainda está ouvindo os sons e sentindo as vibrações sonoras pelo lado de dentro da barriga. Desta forma o bebê já estará desenvolvendo um bom ouvido para a música e também tomando contato com uma cultura musical através dos pais.

O som favorito das canções de ninar é o da "caixinha de música", presente em quase todas as gravações. Outros instrumentos com timbre parecido são o xilofone, metalofone, glockenspiel e a kalimba. Estes instrumentos são preferidos por terem uma sonoridade suave, apropriada para estimular o sono e o relaxamento. Veja a seguir os principais CDs deste gênero:


  • "Caixinha de dormir" (selo Angels) mostra canções folclóricas somente com som de caixinha de música.


  • "Nana nenê" (selo Angels), também instrumental, possui dois volumes até o momento e apresenta clássicos da música de Beethoven, Mozart, Debussy, Vivaldi, Tchaicovsky e outros, em arranjos bem suaves. É bom para o bebê ter os primeiros contatos com este repertório.


  • "Canções de Ninar" (selo Palavra Cantada), produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit, recebeu o Prêmio SHARP em 1994. Este disco traz um novo repertório de cantigas de ninar. Além dos produtores, as músicas e interpretações são de Edith Derdyk, Ná Ozzetti, Neco Prates, Arnaldo Antunes, Edson Montenegro, Mônica Salmaso, Hélio Ziskind, Augusto de Campos, Luiz Tatit, Theo Werneck, José Miguel Wisnik e outros.


  • "Meu Neném" (selo Palavra Cantada) Através da kalimba, dos chocalhos e do violão, os músicos Décio Gioielli, Paulo Tatit e Sandra Peres criaram um repertório original de canções. Os ritmos são bem brasileiros.


  • "MPBaby - Canções de Ninar" (selo MCD) traz interpretações de músicas da cultura popular brasileira inteiramente executadas com o delicado som do violão, uma característica desta coleção. Os arranjos são de Reginaldo Frazatto Jr.


  • "As mais belas canções de ninar" (selo Sonhos e Sons) são 23 canções de ninar escolhidas do repertório brasileiro e mundial, com arranjos instrumentais suaves e também cantores convidados.


  • "Sonhos de bebê" vol. 1 e 2 (selo Sonhos e Sons) é uma coleção que traz canções do folclore infantil no primeiro volume e canções de ninar no segundo, tudo em sons de caixinha de música.


  • "Pro Nenê Naná" (selo Azul Music) foi gravado e produzido por Michel Freidenson na ocasião do nascimento de seu filho Leonardo. Suas delicadas peças musicais foram inspiradas para o relaxamento de bebês.

  • "Derico - Onze meses" (selo Angels) de João Frederico Sciotti, o Derico do programa Jô Soares, traz as tradicionais canções em um som tranquilo de "jazz".


  • "Acalantos do Mundo" (selo Angels) é um CD com todas as letras originais em espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês, japonês, hebraico, árabe e mais 25 acalantos do cancioneiro brasileiro.


  • "A Música dos Anjos" (selo Angels) contém 70 canções de caixinhas de música originais do século passado.


    Conheça o Kit MPBaby Cantigas de Ninar

    Cantigas de roda

    As cantigas de roda são basicamente folclóricas, tanto as brasileiras como as estrangeiras. As letras, melodias e ritmos são bastante lúdicos, envolvendo de maneira coletiva várias brincadeiras, danças e trava-línguas. Tudo como criança gosta.


    Nisso tudo os pequenos aprendem e se desenvolvem. As cantigas de roda são ótimas para a socialização e desinibição da criança, ao provocar o olhar frente a frente com o outro, o toque corporal, e a exposição consentida, pois em muitas das cantigas deve-se ir ao centro da roda individualmente e ser visto por todos. Além disso, desenvolvem também o senso de organização coletiva através da roda e o senso rítmico pela música e pelo movimento corporal que ela cria. Veja o que existe no mercado:


  • "Cantigas de Roda" (selo Palavra Cantada), produzido por Sandra Peres e Paulo Tatit, é uma seleção de canções tradicionais brasileiras, com a participação das cantoras Ná Ozzetti e Mônica Salmaso. Contém, ao todo, 20 faixas, dentre elas: "Sapo Jururu", "A Canoa Virou", "Pombinha Branca", "Osquindô-lêlê", "O Cravo e a Rosa".


  • "Roda Nova" (selo Angels) são cantigas de roda em arranjos modernos para dançar.


  • "Estrelinhas" (selo MCD) mostra temas tradicionais, como "O Cravo e a Rosa", "Ciranda Cirandinha" e "O Sapo não Lava o Pé", re-arranjados em ritmos de choro, samba, fado, salsa e valsa.


  • "Girafulô" (selo MCD) traz músicas folclóricas brasileiras e também composições de Bia Bedran, Toré, José Neto e Tomiake, da tribo Pataxó.


  • "MPBaby - Cantigas de Roda" (selo MCD) é da mesma coleção das canções de ninar, com o mesmo arranjador e a mesma proposta, mas desta vez baseadas nas músicas folclóricas de roda.


  • "Pra Brincar de Roda" (selo Palavra Cantada) é uma coletânea de músicas de brincadeira, cantigas e cirandas, incluindo músicas do selo Palavra Cantada.


  • "Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda" (selo Azul Music) são as tradicionais canções das brincadeiras infantis extraídas do "Guia Prático - Estudo Folclórico Musical", do compositor Villa-Lobos, arranjadas por Fernando Rocha para coro infantil a capella e para coro infantil, piano e conjunto de instrumentos. O destaque vai para os instrumentos de percussão.


  • "As mais belas cantigas de roda" (selo Sonhos e Sons) é uma coleção de 50 cirandas em arranjos de Marcus Viana com estréia do grupo vocal infantil "Nave dos Sonhos".


  • "Cantigas de roda" (selo Sonhos e Sons) é uma versão instrumental de "As mais belas cantigas de roda" para as crianças cantarem em karaokê.


  • "Remelexo" (selo Sonhos e Sons) traz cantigas de roda do interior do Brasil, brincadeiras de rua e folias circenses da nossa tradição folclórica.


    Podemos encontrar também alguns CDs mistos, que reúnem tanto cantigas de roda quanto canções de ninar, como estes:


  • "Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar" (selo Eldorado, distribuído por Sony Music) é uma remasterização de um antigo sucesso infantil, com a participação de Elba Ramalho.


  • "Cirandas e acalantos" (selo Sonhos e Sons) é uma coletânea de canções infantis, que traz uma seleção dos já citados CDs "As mais belas cantigas de roda" e "As mais belas canções de ninar".


  • "Pequeninos" (selo Azul Music) é uma coleção em 6 volumes que contém cantigas de roda e de ninar brasileiras e estrangeiras, em arranjos orquestrais de Alexandre Guerra.


    Conheça o Kit MPBaby Cantigas de Roda

    Serviço

    Para conhecer um pouco mais sobre esses discos, ou mesmo comprá-los, visite o site das gravadoras e procure pela seção "infantil":


    www.palavracantada.com.br

    www.sonhosesons.com.br

    www.sonymusic.com.br

    www.azulmusic.com.br

    www.mcd.com.br

    www.angelsrecords.com.br



    * Aline Romeiro - Baby Arts - Música e Interação Musicista, pesquisadora e educadora musical. Mestre em musicologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, tem formação em piano e atua como professora especializada em programas arte-educativos para gestantes e bebês. É diretora da Baby Arts - Música e Interação, organização especializada no desenvolvimento de atividades artísticas e educativas para bebê e crianças de 0 a 3 anos. contatos@babyarts.com.br


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

    Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.

       
    Samba e forró para as crianças 21/05/2007 às 09:47:00

    Conheça as delícias musicais do selo Biscoitinho.

       
    Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

    Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

       
    Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

    Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

       
    Música de qualidade para as crianças 09/05/2004 às 20:29:00

    O que as grandes gravadoras e principais selos independentes do Brasil produzem para os pequenos.