 |
|
Um Natal bem organizado
Por Beatriz Luna
*
Todo Natal é aquela correria... para evitar o estresse, o melhor é fazer tudo com antecedência! Veja como se organizar.
|
|
Todo ano a história se repete: desespero para fazer as compras de última hora, embrulhar os presentes, arrumar a casa para a ceia de Natal. Aí você se arrepende amargamente de não ter se organizado antes para fazer tudo com mais calma. Essa é a sua chance! Programe-se agora e aproveite melhor essa época do ano, tão cheia de magia...
Papel e lápis na mão
Aproveite as promoções e os melhores horários das lojas, aqueles em que há menos aglomerações. Comece fazendo uma grande lista (não esqueça de ninguém!) de todas as pessoas que você quer presentear; ao lado, sugestões do que comprar. Para facilitar, você pode dar "presentes-padrão" para pessoas do trabalho ou professoras de seus filhos; assim, evita favorecimentos e deixa todo mundo feliz. (Mas atenção: esse estilo é um pouco impessoal, não pode ser usado com família e amigos...).
Há presentes curinga que são sempre bem-vindos e podem ser encontrados em diversas faixas de preço: CD´s, porta-retratos, blocos de anotações diferentes, porta-lápis, agendas. Saindo do setor de papelaria, roupas também são sempre bons presentes, embora signifiquem um desembolso maior. Reserve-as para amigos e parentes mais próximos, o que também diminui o risco de gafes quanto ao tamanho e, principalmente, o estilo. (Se você é do tipo que fica chateado porque alguém trocou o presente que você deu, não compre, porque isso às vezes acontece).
Presentes de mercearia também agradam, contanto que, novamente, atentem ao gosto da pessoa a ser presenteada. Vinhos, chocolates, panetones... você pode procurar alternativas caseiras e diferentes. Se está disposta a gastar um pouco mais, cestas de natal por encomenda revelam-se criativas e deliciosas.
Aproveite os bazares beneficentes que existem nessa época do ano. É a chance de comprar um presente mais sofisticado por menos e ainda ajudar quem precisa. Outra boa opção, por razões práticas, é comprar pela Internet; principalmente se você sabe o que quer, tem chances de achar lindos presentes...e muitas vezes mais baratos que nas lojas. Além de economizar tempo, você poupa dinheiro. Vale a pena pesquisar!
Mãos na massa!
Depois de feita a lista, planeje-se para conseguir comprar todos os presentes a tempo (deixe por último o das pessoas que você só encontrará depois do Natal). Carregue sua preciosa relação na bolsa, porque nunca se sabe...casualmente você poderá encontrar algo interessante no seu caminho!
Faça, também, uma lista dos cartões de natal a serem enviados. Se você não sabe bem para quem deve escrever, procure cartões de outros anos, para conferir quem lhe mandou. ONGs, em geral, têm em seus estoques belíssimas opções... Faça esse trabalhinho em várias etapas: assim você terá mais tempo para pensar em mensagens originais, que combinem com cada um.
Comprar presentes já embrulhados facilita a sua vida. Se não der, programe-se para empacotar - calcule a quantidade necessária de papel, além de fita adesiva, laços e outros enfeites. Se preferir, compre saquinhos laminados de vários tamanhos. Os presentes ficam lindos! Não deixe para a última hora!!!
Espírito natalino
Tente transformar a preparação para o Natal numa ação que envolva toda a família. Se seus filhos já são grandinhos e não acreditam mais em Papai Noel, peça ajuda a eles também. Veja o que cada um pode fazer e divida funções. Assim você fica mais tranqüila e sua família tem a oportunidade de fazer coisas em conjunto.
Decorar a casa faz parte do clima do Natal. Árvore de natal, guirlanda, mensagens de "Boas Festas", vale tudo - inclusive os enfeites que seus filhos fizerem na escola. Para montar a árvore, certifique-se de que todos os acessórios estão "inteiros" (isso se eles já vinham do ano passado); se não, é bom providenciá-los. Qualquer criança tem paixão por essa "festa" que acontece antes, principalmente se for pequena. Combine um dia para que toda família participe desse ritual.
* Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.