Sábado, 20 de dezembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Constipação na gestação

Por Flavia Schwartzman *


Prisão de ventre é uma queixa comum durante a gravidez. Mas se você cuidar da alimentação, poderá se livrar desse problema e ainda evitar outras complicações no seu dia-a-dia.

Durante a gestação, principalmente nos meses finais, é bastante comum a gestante apresentar constipação, isto é, intestino preso. Isso ocorre devido à ação dos hormônios e também pela compressão do intestino pelo feto, que está cada vez maior. Ao prevenir a constipação, você também estará prevenindo o aparecimento de hemorróidas. Para regular o hábito intestinal, há algumas atitudes que a gestante deve tomar.

Alimentação saudável e rica em fibras

As fibras são substâncias que agem no intestino, regulando o hábito intestinal. Os alimentos ricos em fibras são as frutas, legumes e verduras, as leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, os grãos e os alimentos integrais, como a aveia, arroz, macarrão e pão integrais.


A gestante deve ingerir estes alimentos todos os dias, pois eles também fornecem vitaminas e minerais. Aumente a quantidade de fibras aos poucos, para dar tempo do estômago se adaptar. Adicionar uma grande quantidade muito rapidamente pode levar a alguns problemas, como gases, e em casos severos, inchaço, dores de barriga ou diarréia.



Laxantes não devem ser utilizados, exceto em algumas situações especiais e somente com orientação médica. Óleos minerais são contra-indicados, pois atrapalham a absorção de algumas vitaminas.

Horários regulares

Ao comer em horários regulares estamos ingerindo um volume maior de comida e, assim, estimulando mais o intestino. Quando ficamos beliscando durante o dia todo, de pouquinho em pouquinho, não há volume suficiente para fazer o intestino funcionar bem.


Por isso, estabeleça horários para o café da manhã, almoço e jantar. Entre eles, faça lanches saudáveis. Com essa rotina você se sentirá melhor, pois o estômago, que também está sendo pressionado pelo bebê, oferece menos espaço para a comida. Além disso, quantidades menores e mais freqüentes ajudam a evitar náuseas e enjôos.

Mantenha-se ativa

A prática de atividades como caminhada, natação, hidroginástica, além de saudável, é um ótimo estímulo para o intestino e ajuda a gestante a manter um ganho adequado de peso. Mas durante a gestação e o pós-parto, a prática de atividade física deve ser sempre supervisionada pelo médico, ajustando a intensidade e a duração dos exercícios de acordo com a sua capacidade individual.

Ingestão adequada de líqüidos

Lembre-se de aumentar o consumo de líqüidos junto com o das fibras. Fibras estimulam a absorção de líquidos pelo intestino, e se você não beber de forma adequada, as fezes poderão endurecer e causar o efeito contrário. Por isso, durante o dia, tome água, sucos, leite e outros líquidos. A quantidade recomendada é de 8 copos ou mais por dia, o equivalente a 2 litros.

* Flavia Schwartzman é nutricionista, formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Nutrição Materno-Infantil, Mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!