Domingo, 20 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Mimos de Páscoa!

Por Carla Oliveira *


Aprenda a fazer presentes, brinquedos e objetos de decoração que irão deixar sua Páscoa muito mais gostosa e divertida.

Os cristãos celebram a ressureição de Jesus Cristo. Já os judeus, comemoram a libertação de seu povo do cativeiro egípcio. Apesar das origens diferentes, o significado da Páscoa, para ambas as religiões, é o mesmo: o início de uma nova vida. No entanto, muitas vezes a simbologia da Páscoa fica esquecida no meio das toneladas de chocolate que são comercializadas nessa época.

É importante resgatar o significado dessa data, principalmente para as crianças. Uma ótima maneira de fazer isso é botando a mão na massa! Juntos, vocês podem fazer ovos pintados à mão, velas em casca de ovo, orelhinhas de coelho para colocar na cabeça e cenouras de feltro recheadas de doces. Enquanto a família toda se diverte, você aproveita para explicar aos pequenos as tradições e a história da Páscoa, podendo assim curtir com intensidade as alegrias dessa celebração.

Ovos pintados à mão

O ovo foi associado à Páscoa porque ele é considerado um símbolo da vida, já que guarda um embrião dentro de si. Muito antes de surgirem os ovos de chocolate, chineses e egípicios presenteavam seus amigos com ovos de galinha ou de pato, na chegada da primavera. Já o costume de pintar ovos surgiu no leste da Europa, e está presente até hoje em alguns países como Ucrânia, Alemanha, Hungria e Rússia. Lá, oferecer um ovo decorado a um amigo significa desejar-lhe também sorte, saúde e felicidade. É um ótimo presente para dar a uma pessoa muito querida ou até mesmo para decorar a casa.

Material:


Ovos de galinha brancos
Tinta guache ou cola colorida
Pincel
Estilete
Palito de madeira

Como fazer:

Com um estilete, faça um furo de 2 centímetros de diâmetro na base do ovo e esvazie todo o seu conteúdo. Lave bem a parte interna da casca e deixe secar por algumas horas. Depois disso, é só pintar usando um pincel. Cuidado para não quebrar a casca, que é frágil. Para deixar secar sem que a pintura borre, coloque um palito de madeira (do tipo usado para churrasco) dentro do orifício do ovo e apóie a outra extremidade do palito dentro de um copo.

Dica: se você quiser pintar o ovo inteiro de uma cor só, mergulhe-o em uma mistura de água com corante alimentício, durante alguns minutos, e depois deixe secar. Outra dica interessante é usar uma esponja para pintar o ovo. Basta lambuzá-la com um pouco de guache e encostá-la na casca do ovo, sem espremer. O aspecto fica bem diferente e bonito! Para fazer um pintura quadriculada, com listras ou com aparência de mosaico, cole fita adesiva em algumas partes da casca e pinte as partes expostas. Depois é só retirar a fita.

Se você quiser incrementar ainda mais este presente, pode rechear os ovos com confeitos, como balas de goma ou amendoins cobertos de chocolate. Depois disso, é só passar cola na base do ovo (perto do furo) e colar uma forminha de papel. Atenção: não vire o ovo na forminha, pois os confeitos irão cair. A forminha é que deve ser colada no ovo, com este de cabeça para baixo. Para finalizar, coloque os ovos em uma cestinha de vime, forrada com papel celofane amassado ou palha. Se a cestinha tiver alça, amarre dois laços, um em cada ponta da alça (voltados para fora) e pronto!

Velas em casca de ovo

Segundo a tradição cristã, uma vela deve ser acesa na noite que antecede a Páscoa. Algumas velas trazem gravadas as letras alfa e ômega (a primeira e a última do alfabeto grego), sinalizando que "Deus é o início e o fim de tudo". Usando a criatividade, um simples ovo de galinha pode ser transformado em uma linda vela para enfeitar sua casa nessa Páscoa. É uma idéia muito original, que irá surpreender a todos.

Materiais:

Ovos de galinha

Estilete
Tinta guache
Pincel
Parafina em pó
Pavio
Anilina à base de óleo

Palito de madeira
Pregadores de roupa

Como fazer:

Com auxílio de um estilete, quebre o ovo em duas metades. Esvazie o conteúdo, lave e pinte a parte de fora da casca com guache (veja procedimento acima). Coloque um pedaço de pavio dentro do ovo, preso a um pregador para que fique bem centralizado - o pregador deve ficar apoiado nas bordas da casca do ovo. Agora, prepare a vela. Derreta a parafina em banho maria, sem deixar ferver (são necessárias duas colheres rasas de parafina para cada vela). Desligue o fogo e acrescente a anilina aos poucos, até obter a cor desejada. Mexa a mistura com um palito de madeira e despeje dentro do ovo. Espere 1 hora até secar e tire o pregador. Se você quiser perfumar sua vela, acrescente algumas gotas de essência na parafina derretida.

Orelhas de coelho

No hemisfério norte, a Páscoa coincide com a chegada da primavera, época em que a neve derrete e as plantas e flores renascem. Nessa mesma época, o coelho abandona sua toca, após o período de hibernação. É por isso que este animalzinho é um dos símbolos da Páscoa. Além disso, como é uma espécie que se reproduz muito rapidamente, ele também representa a fertilidade.

Que tal fazer orelhinhas de coelho para todas as crianças da família usarem no almoço de Páscoa? É muito fácil e divertido! Você deixa as orelhas prontinhas e, ao chegar, cada criança recebe giz de cera ou lápis de cor e as pinta do jeito que quiser. Para caprichar ainda mais, você também pode usar lápis de olho para desenhar bigodes nas bochechas dos pequenos e um pouco de batom na pontinha do nariz para deixá-lo rosado.

Material:

Cartolina
Cola branca
Grampeador
Tesoura

Como fazer:

Imprima o molde das orelhas, cole em uma cartolina para que fiquem mais firmes e recorte no formato certo. Em seguida, recorte uma tira de cartolina, de cerca de 4 centímetros de largura e cole as orelhinhas nessa tira, com uma distância de 10 centímetros entre elas. Lembre-se de que a base da orelha (aquela parte retangular) não pode ficar visível, e por isso deve ser colada na parte interna da tira. Faça tiras compridas, pois cada uma deverá ser ajustada ao tamanho da cabeça da criança. Assim que você medir o tamanho certo, grampeie a tira e pronto!

Cenoura de feltro

A cenoura é o alimento preferido dos coelhinhos. Mas, se uma criança receber uma cenoura de presente de Páscoa, certamente ficará desapontada! Então, porque não recheá-la com doces? Mãos à obra!

Material:

Cartolina
Tesoura
Cola
Linha
Agulha
Fita na cor verde
Feltro nas cores laranja e verde
Doces

Como fazer:

Corte um pedaço triangular de feltro laranja. A base do triângulo deve medir 14 cm e as laterais, 25 cm cada uma. Corte um pedaço de feltro verde no formato de um trapézio, com a base inferior medindo 14 cm, a base superior medindo 18 cm e as laterais 5 cm cada. (veja o molde aqui). Costure a base inferior do trapézio à base do tiângulo. Corte o trapézio em tiras verticais: elas representarão o cabo da cenoura. Em seguida, costure as laterais do triângulo. Para deixar a cenoura mais firme, faça um cone usando cartolina e coloque dentro. Agora, é só encher a cenoura de doces e fechá-la com um laço de fita de cor verde - de preferência em um tom diferente do feltro, para dar um certo contraste.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Morte, um assunto delicado... 13/02/2001 às 19:07:00

É muito freqüente, em nossa cultura, que temas como morte, sexualidade, doença, se transformem em grandes tabus provocando, nos pais, uma grande ansiedade quando se deparam com as perguntas de seus filhos. Isso é normal, portanto relaxe.

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

   
Presentes de Natal 07/12/2011 às 11:19:27

Conte aqui que sugestões você tem para dar de presente neste Natal, para cada membro da sua lista (avô, avó, mãe, pai, filho, filha, amigos, professores, etc)

   
A festa das luzes 18/12/2000 às 16:03:00

Cada povo, cada religião, festeja suas datas importantes de acordo com as tradições. Conheça, agora, o Chanuká, uma das várias festas celebradas pelos judeus, e aprenda a fazer uma das receitas típicas para a ocasião.