Segunda-feira, 01 de junho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Sol na medida certa

Por Luiza Helena Marcondes * em 29/01/2001


O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.



Os pequenos, como os adultos, precisam de quantidades diárias de sol. Contudo, é preciso ter cuidado. Evite os horários de pico. Seu filhote deve ficar longe da exposição solar entre as 10 e 15 horas, ou o equivalente às 11 e 16 horas no horário de verão. "Nesses períodos, a Terra recebe mais os raios ultravioleta B (UVB) que são os responsáveis pelas queimaduras e pelo câncer de pele, embora não seja comum em crianças", explica a dermatologista Mônica Arib Finszbaum, de São Paulo


Segundo a médica, são necessários 30 minutos de sol por dia para que o organismo possa fazer a síntese da vitamina D e promova uma boa calcificação dos ossos. Essa pequena radiação deve ser feita pela manhã ou no final da tarde, quando o astro rei está se pondo. Nas demais horas é preciso aplicar um filtro solar no corpo inteiro. "O mais indicado para crianças em geral é o com fator 30 de proteção". Ele deve ser em loção cremosa e hipoalergênico, ou seja, que evite alergias. Mesmo com essa característica, você deve fazer um teste em seu filho.


A dra. Mônica recomenda que o produto seja espalhado no ante braço da criança. "A reação pode surgir no primeiro dia, em 48 horas ou mesmo depois de uma semana". Se o local ficar vermelho ou a criança tiver coceira e apresentar marcas na pele, suspenda o uso. Caso nada aconteça, espalhe uma camada espessa no rosto e no corpo, principalmente quando for à praia ou à piscina. Nesses lugares a proteção precisa ser intensificada porque a pele está mais exposta aos raios solares.

Proteção máxima

Antes de levar seu filhote à praia procure um filtro solar para crianças que seja à prova d´água e não cause alergias. "Existe uma linha da Jonhson´s chamada Baby que é específica para crianças", indica a dermatologista. Se a viagem estiver programada, faça o teste pelo menos uma semana antes para verificar as possíveis reações ao produto.


Veja algumas recomendações da dra. Mônica para um fim de semana sem surpresas desagradáveis:


  • Espalhe uma camada espessa de filtro solar, fator 30, meia hora antes da exposição ao sol;

  • Cada vez que seu filho sair da água renove a aplicação, mesmo que o produto seja à prova d´água;

  • Se a criança não entrar na água aplique o creme a cada duas horas;

  • Não deixe seu filho exposto ao sol por muito tempo;

  • Toda criança deve ficar debaixo do guarda-sol;

  • Sempre que tirar seu filho do mar, procure banhá-lo em água corrente, para que a pele não desidrate;

  • Em casa, tenha o cuidado de tirar toda a areia do corpo e use sabonete neutro ou de glicerina no banho;

  • Após o banho passe um creme hidratante na pele de seu filho.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...