Quarta-feira, 08 de julho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Cores que transformam o astral

Por Debora Rosenberg *


Descubra o poder das cores no ambiente que seu filho vive e introduza alguns elementos para que ele se desenvolva de forma equilibrada.

Alguma vez você já entrou em uma casa e se sentiu instantaneamente bem? E, o contrário, você já visitou um lar que, embora mobiliado e decorado elegantemente, trouxe uma frieza, um sentimento negativo?


Feng Shui, a arte asiática de organização dos ambientes, revela como as cores, formas, texturas, cheiros, gostos e sons que nos cercam afetam nossas emoções, imaginação e o nosso bem-estar. Seus princípios, aplicados no local em que a criança está crescendo e se desenvolvendo, ajudam a expandir suas competências e chegam a mudar a forma como ela irá lidar com as situações futuras. Selecionando os tecidos, as cores da parede, os móveis e os acessórios adequadamente, você consegue reforçar as mensagens positivas, essenciais para a vida.

Yin e Yang

Todas cores, formas, sons, cheiros e texturas são divididas em dois grupos: o yin e yang. O yin engloba aquilo que induz à tranqüilidade ou requer poucos esforços. O yang, seu oposto, energiza e leva à ação.


As cores são importantes ferramentas para expressar estes dois pólos. Por exemplo: o vermelho é geralmente uma cor yang, anima e excita. Mas atenção! Dentro dos diversos tons de vermelho, existem os que não trazem tanta energia. Um exemplo: o "vermelho-fogo" é yang, mas o vermelho "terra-cota" é yin.


Geralmente os móveis e acessórios para crianças são produzidos em cores yang, claras e brilhantes. Embora alguns se beneficiem dessas cores, outros podem ser muito estimulados com um ambiente tão energizado, não dando sossego aos pais. Caso seu filho seja muito tímido, tenha problemas para se socializar ou não goste de atividades em grupo, use as cores yang. Senão, as yin são mais indicadas para decorar o quarto das crianças.


Para balancear as tendências naturais da sua criança, você pode ajustar o ambiente com itens opostos à personalidade dela. Por que? Talvez sua criança tenha problemas de auto-estima, ou seja muito agitada ou ainda tenha dificuldades para dormir. Com pequenas mudanças, você pode ajudá-la na transformação das áreas que a incomodem.


Introduza as cores no ambiente do seu filho e observe suas reações. Se você quiser acalmá-lo, use yin. Se ele precisa ser estimulado, use yang.

Equilibrando a família

Incorporar o yin e o yang em outras partes da casa contribui para influenciar no comportamento de toda a família. Na sala de estar ou de jantar, incorpore yang se deseja estimular a conversa e o diálogo entre todos. Use o yin se preferir uma atmosfera mais quieta e controlada.


No quarto, o yin acalma e ajuda a dormir, enquanto o yang a estimula a atividade. É possível ainda dividir o mesmo dormitório em yin e yang. Por exemplo: um dormitório familiar que tenha uma área yin, com uma parede de livros e acessórios escuros e outra área yang, com uma luz forte e clara, posters coloridos e uma mesa de jogos.


Solte sua criatividade e utilize esses princípios como ferramenta para ajudar na formação da criança. O simples ato de acrescentar um pano ou xale, claro e colorido, sobre uma cadeira contribui para adequar o ambiente com as necessidades do seu filhote.

Personalidade das cores yin e yang



(1)Tons escuros e apagado

(2)Tons claros e brilhantes


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...