Sábado, 18 de janeiro de 2025 |
Os primeiros móbiles, hoje tão popularizados, foram criados pelo artista plástico americano Alexander Calder. Ele "inventou" esculturas móveis usando vários materiais: cacos de vidro, botões, pedaços de cerâmica e chapas de metal recortadas que eram dependuradas no teto com arame e movimentavam-se ao sabor da brisa, formando diferentes desenhos no espaço.
Calder nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1.898 e morreu em Nova York, em 1.976. Esse artista criou inúmeras esculturas "aéreas" que estão espalhadas dentro e fora de museus do mundo todo. Em São Paulo você pode conferir sua obra no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Leve seus filhos para conhecê-las! Elas encantam adultos e crianças.
Escolha alguns objetos para construir o móbile. Lembre-se de que eles precisarão ser furados e não poderão ser muito pesados. Se o seu filho for muito pequeno, dê preferência aos desenhos dele para a criação do móbile. Peça que ele pinte algo num papel cartão. Recorte e fure para passar os fios. As crianças também podem recortar imagens de revistas ou selecionar fotos de família e colá-las sobre o papel cartão.
Para iniciar a montagem do móbile, amarre ou cole duas varetas de madeira em forma de cruz. Se preferir, utilize galhos secos de uma árvore, ou ainda, cabides de arame (daqueles usados nas lavanderias). Amarre fios de nylon nas quatro pontas dessa cruz.
Nesses fios, pendure os objetos ou desenhos recortados.
Preste atenção ao equilíbrio. Se você pendurar objetos muito pesados num lado só, o móbile ficará torto. Pendure-o num lugar perto da janela para que ele se mova com o vento e observe as formas e as sombras na parede.
Cabides de arame ou varetas de madeira
Arame
Fio de nylon
Furador de papel ou um estilete
Tesoura
Material para pintura e desenho: giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetas de várias cores
Cola Cascorex ou cola de madeira
* Renata Sant'Anna é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Matérias relacionadas
|
Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta. |
|
Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model! |
|
"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo |
|
Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los. |
|
Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada? |