Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Crianças na cozinha!

Por Luiza Helena Marcondes *


Aprender a ler e a escrever na cozinha é mais divertido e estimulante. Descubra o porquê.

Quem disse que criança e culinária não combinam? Se você tem certeza de que seu baixinho deve ficar longe da cozinha, é melhor começar a pensar melhor sobre o assunto.


Você sabia que seu filho pode aprender a ler e a fazer contas enquanto está na cozinha preparando receitas ou auxiliando um adulto? A educadora Ciça Kfouri, professora de culinária da Escola Nova Lourenço Castanho, em São Paulo, criou um método e orienta seus pequenos alunos de educação infantil enquanto eles fazem as guloseimas.


"A culinária é muito significativa na vida dos pequenos. Na medida em que fazem os doces, eles aprendem a contar e a escrever", diz Ciça. Mas como integrar educação e receita ao mesmo tempo? O método é simples: as crianças precisam saber quantas xícaras de açúcar ou quantas colheres de fermento são necessárias para preparar um bolo. Conforme completam a receita, desenvolvem o raciocínio numérico.


Já com a leitura o caso é diferente. Os baixinhos assimilam primeiro as marcas dos ingredientes, por meio das embalagens, e a partir daí começam a fazer associações, ligando determinada letra ao produto usado nas receitas. Assim, seu filho aprende naturalmente, sem que nada seja imposto ou obrigatório. "O processo é realizado dentro e fora da escola. Aos poucos ele conquista a leitura e a escrita com maior tranqüilidade e segurança".

Letras, números e comidas

Para a professora, a alfabetização e a culinária estão intimamente ligadas. Ler e escrever não são atos mecânicos. Constituem um processo gradativo e que precisa do envolvimento da criança. Por meio das receitas e dos utensílios da cozinha, o pequeno percebe a importância da comunicação e como ela deve ser feita. Se por um lado a criança precisa saber contar os ingredientes, ela também precisa ler a receita e saber o nome dos objetos que serão usados na confecção do prato.

Mãos à obra

Convide seu filho para uma tarde diferente. Prepare uma sobremesa fácil e rápida e peça a colaboração de seu baixinho. Escolha uma vitamina de frutas ou um doce branco, só com leite de coco, leite condensado e açúcar. Antes de começar a preparar a receita, ensine as "leis da cozinha" à criança.

  • nunca fique perto do fogão;
  • não maneje facas nem utensílios cortantes;
  • lave as mãos antes de preparar qualquer receita;
  • prenda os cabelos longos para que não caiam na comida;
  • arregace as mangas para não se sujar;
  • se possível, use um avental para não sujar a roupa;


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

    Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

       
    Momento Clicfilhos - Combustível vitaminado 13/02/2020 às 13:16:49

    Enquanto sua a camisa, seu pequeno atleta gasta muita energia. Além de repor os nutrientes perdidos, a alimentação adequada será o aporte para manter o pique em alta e garantir um ótimo rendimento em tudo o que ele fizer.

       
    Rádio Tom Social - Entrevista Cida O'Sullivan 17/09/2010 às 13:21:15

    Uma das fundadoras do Clicfilhos, Cida O'Sullivan, faz um bate papo na Seção Espaço Aberto da Rádio Tom Social

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

    Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?