Domingo, 21 de dezembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Dicas para presentear os professores

Por Carla Oliveira *


Não sabe qual presente dar ao professor do seu filho neste final de ano? Confira nossas dicas!

É ele quem ensina seu filho a ler, a escrever, a fazer contas, a raciocinar. Também lhe conta histórias, o incentiva a ser criativo, a descobrir suas habilidades - além, é claro, de consolá-lo quando ele briga com o melhor amigo. E faz isso com muita paciência e amor. Estamos falando do professor, uma figura muito importante na vida do seu filho. Que tal dar a ele um presente que expresse sua gratidão pelas coisas boas que ele ensinou ao seu filho, com muita dedicação, ao longo do ano?


A regra para presentear os professores é ser simples. Um presente feito à mão ou biscoitos feitos em casa são suficientes e, mais do que isso, muito significativos. Não é adequado dar presentes caros, que poderão deixar o professor constrangido e dar a impressão de que os pais querem que seu filho seja favorecido em razão do presente. Mesmo que seu filho vá bem na escola e você não tenha essa intenção, não é de bom tom.

Presente original

Um porta-lápis é sempre uma boa opção. Ele pode ser feito de argila e pintado com guache, ou mesmo feito com cartolina. O que vale é a criatividade. Um quadro pintado pelo seu filho também é outra idéia original, além de muito simples. É só comprar uma tela e tintas coloridas na papelaria mais próxima. Seu filho irá se divertir muito fazendo estes presentes e ainda se sentirá orgulhoso ao vê-los em cima da mesa da professora ou pendurado na parede da classe.


Outra dica valiosa é dar presentes que representem a sua cultura. Se você descende de japoneses, por exemplo, pode dar dobraduras, leques de bambu, lanternas de papel, um bonsai ou uma boneca de porcelana. Vale qualquer objeto típico do país de origem da sua família ou até mesmo da sua religião. Quando for dar o presente, aproveite para explicar seu significado.


É importante que o presente venha acompanhado de um cartão ou bilhete de agradecimento pela dedicação do professor durante o ano. Isso não é problema: coloque canetas, lápis, giz, colas coloridas, purpurina, cartolina e tesoura nas mãos do seu filho e deixe que ele solte a imaginação. Não ligue se ele escrever palavras erradas, o que importa é a autenticidade e a mensagem que passa.

Simples, mas especial

Se você optar por comprar um presente, escolha um que, além de barato, tenha alguma coisa a ver com o professor ou professora. Descubra quais são suas preferências, seus gostos. O presente deve mostrar que foi escolhido com carinho. Aí vão algumas dicas:


  • Velas aromatizadas
  • Livros sobre um assunto que ele gosta
  • Porta-retrato com a foto do seu filho
  • Vaso de plantas
  • Materiais de uso na escola, como lápis, clipes coloridos, blocos de anotações, agenda, etc.
  • Sabonetes perfumados, sais e óleos de banho
  • Imãs de geladeira
  • Biscoitos feitos em casa


    E porque não comprar produtos produzidos em instituições filantrópicas? Cartões, camisetas, sachês, agendas, livros e até mesmo brinquedos são comercializados por diversas entidades. Há uma variedade muito grande e a qualidade é excelente. É só escolher! O presente ganhará um significado ainda mais especial, tanto para o professor, quanto para aqueles que serão ajudados com este gesto.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

    Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

       
    Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

    Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

       
    Bilhetes e bilhetinhos... 06/09/2001 às 14:20:00

    Na semana passada o seu filho trouxe da escola um bilhete da professora com uma anotação sobre o comportamento inadequado na sala de aula. Hoje chegou outro dando ciência da falta de uma lição. E você, como se sente?

       
    Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

    Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

       
    Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

    Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!