Sábado, 26 de julho de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Antes da ceia... antepastos!

Por Carla Oliveira *


Que tal caprichar um pouco mais na ceia de Natal deste ano? Selecionamos três deliciosas receitas de antepastos que certamente irão agradar a toda a família. Depois, é só ouvir os elogios!

A sala está toda enfeitada, o peru já está no forno. Pouco a pouco, os parentes vão chegando. O clima é de alegria, de comemoração. A família se reúne na sala e todos conversam, riem, se divertem. É Natal! E para acompanhar o vinho e a cerveja que embalam essa confraternização, nada melhor do que servir antepastos que você mesma preparou. Por isso, separamos três receitas muito gostosas e fáceis de fazer. Tenha certeza de que irá receber muitos elogios!

Patê de Pimentão

Ingredientes:
1 pimentão verde
4 a 6 tomates inteiros
2 cenouras
12 azeitonas verdes sem caroço
2 cebolas
1 xícara de óleo
1 dente de alho
1ovo
1 colher de massa de tomate
1 colher (sopa) de amido de milho
1 copo de leite
sal
salsa e cebolinha a gosto

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador e depois leve ao fogo até engrossar, por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar e guarde na geladeira. O patê fica mais gostoso no dia seguinte. Sirva com torradas ou pão italiano.

Antepasto de Berinjela

Ingredientes:
3 berinjelas
5 dentes de alho
1 pimentão vermelho, 1 amarelo e 1 verde
1 cebola
1 pimenta dedo-de-moça
1 xícara de castanhas do Pará picadas
1 xícara de azeite
1 xícara de vinagre
sal a gosto
orégano

Modo de fazer:
Lave as berinjelas e corte-as em tiras não muito grossas. Deixe de molho em água e sal por meia hora para tirar o gosto amargo da berinjela. Enquanto isso, corte os pimentões e a cebola em tiras e pique o alho e a pimenta, sem a semente. Escorra bem a berinjela, espremendo-as até que fiquem bem secas. Junte tudo em uma assadeira e regue com o azeite e o vinagre. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Tire o papel alumínio e volte ao forno até secar o líquido que se formou, mexendo de vez em quando. Por último, coloque as castanhas, o orégano e, se achar necessário, sal. Deixe na geladeira para apurar o sabor e espere um dia para consumir. Sirva com torradas ou pão italiano.

Torradas de tomate seco, queijo e rúcula

Ingredientes:
1 filão de pão italiano
600 g de mussarela (pode ser mussarela de búfala, se preferir)
300 g de tomates secos
1 maço de rúcula
Azeite


Modo de fazer:
Corte o pão italiano em fatias e regue cada uma delas com um pouco de azeite. Cubra-as com pedaços de tomate seco e, por cima, coloque a mussarela, em fatias ou ralada. Regue novamente com azeite e leve ao forno até que a mussarela derreta bem. Ao tirar do forno, coloque sobre cada torrada uma porção de rúcula fresca cortada. Sirva logo em seguida.


Comentário:    
       
florenciosantos 19 de December de 2010 | 10h 22

A idéia dos antepastos antes da ceia são é bem interessante.

Matérias relacionadas

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!