Segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Fique reto! Endireite os ombros!

Por Dr. Eduardo Pereira * em 02/11/2003


Saiba o que fazer para que seu filho tenha uma postura adequada, evitando assim problemas na coluna que podem provocar dor e até mesmo comprometer a saúde dele no futuro.

A postura e o movimento de uma criança até os 6-7 anos de vida, em geral, são realizados com mínimo esforço. Sua cabeça guia o movimento e o resto do corpo segue naturalmente a sua direção. Quando começamos a crescer e a nos tensionar com as preocupações da vida, nossa postura se deteriora: os ombros "enrolam-se para dentro", o pescoço endurece, os músculos ficam encurtados, a respiração se torna mais restrita e sentamos de forma errada.
Possuímos uma série de reflexos que suportam o nosso corpo contra a força da gravidade e naturalmente coordenam os nossos movimentos. Tensões musculares inapropriadas interferem nesses reflexos e resultam em movimentos desajeitados. Isso pode, a longo prazo, transformar a criança em um adulto com dor no pescoço, dor nas costas, artrose, cefaléia...

O corpo humano é todo integrado, e vários fatores podem influenciar a postura. Os pés são as nossas plataformas, sustentam todo o nosso peso. Se a criança pisa errado, isto pode afetar a coluna. Observe se a criança ou adolescente gasta o sapato mais de um lado do que o outro. Será que existe uma diferença de comprimento entre as pernas? Note se a calça veste igual nas duas pernas. Os ombros e os quadris estão na mesma altura? Tais fatores podem indicar deformidades que aparecem durante o desenvolvimento da coluna, tais como escoliose, hiperlordose e cifose.

Durante o estirão do crescimento - que se inicia aos 9 anos para as meninas e aos 11 para os meninos - é normal a criança crescer rápido, aumentando de estatura às custas do crescimento longitudinal dos ossos. Porém, pode acontecer da musculatura não acompanhar esse crescimento, tornando-se bastante encurtada. A avaliação de um médico ortopedista é muito importante.

Estudos americanos relatam que 56% dos adolescentes têm a coluna deformada. Contribuem para isso a postura ruim e o excesso de tempo que permanecem sentados durante a fase de estirão do crescimento.

Qual o segredo da boa postura?

  • Deixe seu bebê desenvolver o controle do pescoço e a força da coluna lombar de uma forma progressiva, na velocidade dele, passando por cada estágio: levantar a cabeça, rolar, sentar, engatinhar e caminhar. Cada fase prepara a coordenação muscular para a próxima. Se pularmos etapas, alguns grupos musculares podem não estar prontos.


  • Quando ele está deitado e levanta a cabeça, isso é uma resposta natural à curiosidade. Se você toda vez levantá-lo, poderá prejudicar seu desenvolvimento corporal.


  • É importante que o bebê engatinhe antes de começar a caminhar. Andadores são desaconselháveis.


  • Tente utilizar cadeiras que tenham uma angulação de 90º a 120º entre a coluna e as pernas e que tenham o encosto plano. Isto torna mais fácil a troca de posição em comparação às cadeiras com encosto arredondado, que prendem a coluna em uma posição indesejável.


  • Não permita que seu filho cresça na cadeira! O excesso de tempo sentado é prejudicial para a coluna.


  • Geralmente, a mesma cadeira acomoda os adultos e a criança. Se o tamanho do assento da cadeira é muito grande, faz com que as panturrilhas sejam pressionadas contra a frente do assento, restringindo a circulação, desencostando as costas da cadeira e evitando o movimento das pernas. O ideal seria ter uma cadeira especial para a criança - existem cadeiras reguláveis - mas você pode compensar colocando uma almofada nas costas, desde que os pés fiquem apoiados no chão.


  • Os pés devem estar sempre encostados no chão enquanto estiver sentado, pois isso estimula o reflexo nos músculos eretores da espinha que controlam a postura.


  • Andar descalço estimula a recepção de informações sensoriais pelos pés, fato que contribui para uma melhor postura. Procure fazer com que seu filho ande descalço por alguns momentos durante o dia.


  • O uso precoce de salto alto faz mal para a coluna. O salto altera o centro de equilíbrio do corpo sobrecarregando a coluna lombar e os joelhos, provocando também deformações nos pés. Isto é muito prejudicial para uma criança em desenvolvimento, sendo contra-indicado para meninas antes dos 12 anos. O tamanho do salto ideal - isto vale para adultos - é de, no máximo, 3,0 cm.


  • A dieta bem balanceada é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea que vai suportar a boa postura. Evite a obesidade!


  • Não se deve carregar a mochila escolar de um lado só. O excesso de peso prejudica a coluna. Dê preferência à mala com rodinhas.


  • Uma postura errada pode ser uma mensagem de insatisfação ou de baixa auto-estima - uma linguagem corporal negativa. Por exemplo, adolescentes do sexo feminino, por vergonha, podem adotar uma postura com os ombros para frente quando os seios começam a se desenvolver. Se achar necessário, consulte um psicólogo para que ela aprenda a lidar com essa nova fase.


  • Dê um bom exemplo! As crianças costumam imitar a postura dos pais.


    * Dr. Eduardo Pereira

    Ortopedia e Traumatologia

    Hospital Albert Einstein sala 1214

    fone consultório: 37473214 / 81524000

    e-mail : edupera@attglobal.net


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

    Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

       
    Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

    Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

       
    Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

    Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

       
    Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

    Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

       
    Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

    O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!