|
|
LEITE DE CABRA
|
|
Gostaria de saber a respeito do leite de cabra. Li em um artigo que o leite de cabra é o melhor substituto para o leite materno. Isso é verdade?
Na verdade, não existe nenhum leite que substitua tão bem o leite materno. As fórmulas infantis podem chegar bem próximas, do ponto de vista nutricional e de composição, mas isto certamente não ocorre com o leite de cabra. Em relação ao leite de vaca, o leite de cabra é mais facilmente digerível. Do ponto de vista nutricional, ele é mais rico em vitamina A, B2, niacina, cálcio e potássio mas, por outro lado, é mais pobre em ferro, zinco, vitaminas C, D, B6 e B12. Além disso, ele possui concentrações muito altas de proteínas, cloro e potássio, que podem sobrecarregar o rim, ainda imaturo, da criança pequena.
Por isso, ele nunca deverá ser utilizado por crianças pequenas, até 1 ano de idade, como substituto do leite materno, da mesma forma que o leite de vaca também não. Além do mais, muitas crianças que têm alergia ao leite de vaca também podem desenvolver alergia ao leite de cabra, por isso ele não parece ser um bom substituto, nestes casos. O ideal seria oferecer fórmulas específicas.
Se seu filho tiver mais de um ano de idade e, desde que não possua alergia ao leite de vaca, talvez não haja problema algum em receber este leite. Certifique-se, de qualquer maneira, com uma nutricionista. E lembre-se de oferecer, sempre, leite de cabra pasteurizado, uma vez que cabras podem facilmente estar contaminadas com brucelosis e tuberculose e, assim, contaminar os humanos.