Domingo, 23 de novembro de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Música de qualidade para as crianças

Por Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação *


O que as grandes gravadoras e principais selos independentes do Brasil produzem para os pequenos.

Como foi dito no artigo anterior, música para criança é coisa séria! E lucrativa. Mesmo sabendo da importância que as gravadoras dão para o aspecto comercial, podemos aprender a identificar na produção de CDs infantis diversos conteúdos educativos e culturais.


São mais de trinta gravadoras e selos independentes que se dedicam a esse público aqui no Brasil. Parece um número insignificante se comparado à quantidade de selos direcionados ao gênero pop-rock, por exemplo, mas a produção das grandes gravadoras somadas à dos selos independentes dão conta de uma extensa variedade de CDs infantis.

Entendendo os conceitos

Você pode estar se perguntando: mas, afinal, qual a diferença entre gravadora e selo independente? É bom que estes termos sejam esclarecidos em princípio. Gravadoras e selos são nomes dados às empresas produtoras de discos. As gravadoras são as grandes multinacionais da indústria fonográfica. Já os selos são as empresas fonográficas brasileiras de menor porte, também conhecidas como "selos independentes".


A palavra selo também é utilizada para identificar uma determinada linha de produtos de uma gravadora. A Warner Music, por exemplo, distribui o selo infantil "Walt Disney Records" (dedicado às trilhas dos filmes e desenhos da Disney) e também o "Luar Music Kids" (dedicado às músicas e aos personagens dos programas infantis de TV), dentre outros selos dos mais diversos gêneros musicais.


Grandes gravadoras como a Universal Music, Paradoxx, WEA (Warner Music), Sony Music, BMG/DPA e EMI, dedicam-se a repertórios bastante diversificados. A Universal, por exemplo, produz desde trabalhos da dupla pop "Sandy & Júnior" a memoráveis coleções como "Arca de Noé", de Vinícius de Moraes. Mas, na maioria das vezes, estas gravadoras estão mais voltadas para os milionários lançamentos de CDs dos artistas e apresentadoras dos programas infantis de televisão.

Especialmente para os pequenos

Alguns selos independentes são especializados em música para criança. Um deles é Angels Records, criado pelo músico Leão Leibovich e pela pedagoga Claudia Torres, que trabalham com gravação e distribuição de CDs infantis. Alguns dos trabalhos que o selo Angels produz são os de Bia Bedran (estórias contadas e cantadas) e a coleção "Nana Nenê" de música clássica (com Beethoven, Mozart, Vivaldi, Schubert e Tchaikovsky)


Também merece destaque o interessante trabalho "Mother´s Songs", (com todas as letras originais em espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês, japonês, hebraico, árabe e 25 acalantos do cancioneiro brasileiro), e "Tateando", com músicas divertidas e educativas, criadas pela musicoterapeuta e mãe Virgínia Adams. Bastante preocupado com a qualidade de suas produções, o Angels também participa de uma campanha contra a erotização infantil.


Outro selo especializado, que obteve inclusive o "Prêmio Sharp" com alguns de seus trabalhos, é o Palavra Cantada, formado há dez anos pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres. A partir da proposta de criar novas canções para as crianças brasileiras, o selo conta com 16 títulos em seu catálogo. Um destaque vai para "Canções de Brincar", que consiste em composições da dupla Paulo e Sandra em parceria com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Edith Derdyk. O CD-Livro "Canções do Brasil - o Brasil cantado por suas crianças", envolveu pesquisa e gravação de músicas infantis pelos 26 estados do país. Interpretadas por crianças locais, essas músicas ressaltam as particularidades culturais de cada região.


Não podemos deixar de mencionar também o interessante trabalho de música, poesia e humor lançado pelo selo Palavra Cantada que é o premiado álbum "Canções Curiosas". As estorinhas de duas músicas deste disco, "Pindorama" e "Rato", foram desenvolvidas e recentemente lançadas em CD-livro, com parceria da editora Cosac & Naif.

Eles também fazem música boa

Existem gravadoras que não são especializadas em músicas infantis, mas possuem trabalhos pontuais destinados a esse público. A Eldorado, até o momento, só lançou a remasterização do LP "Brincadeiras de Roda", com Elba Ramalho. A Delira Música tem o CD "Tibidábi - o bicho papão bom", trabalho desenvolvido por Marco Lyrio, músico e compositor mineiro, a partir das brincadeiras e canções criadas na interação com seu filho Rafael, desde os dois anos de idade.


A Caravelas produziu o CD do apreciadíssimo programa da TV Cultura de São Paulo, "Castelo Rá-Tim-Bum". Já a Trama ficou com a trilha da mais recente versão do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", da TV Globo, igualmente apreciado pelos pequeninos. O Albatroz Music (selo especializado em bossa nova), com seu "A Bossa do Bebê", reúne clássicos do estilo, delicadamente orquestrados.


A gravadora Biscoito Fino, comandada pela cantora Olívia Hime e pela empresária Kati Almeida Braga, possui o único CD "Samba pras Crianças", que inaugurou o selo "Biscoitinho". Produzido pelo cantor Zé Renato (integrante do grupo Boca Livre) em parceria com o pianista Leandro Braga, este trabalho reúne clássicos do samba na voz de Dona Ivone Lara, Nei Lopes, Dudu Nobre e Ney Matogrosso, entre outros, contando também com a participação das crianças de uma ONG chamada "Toca o Bonde - Usina de Gente", que dão um ar de brincadeira às músicas.


Existem empresas que atuam como gravadoras e também como distribuidoras de outros selos independentes, como a MCD World Music, que distribui seu próprio selo além de outros como o "Palavra Cantada" e trabalhos independentes do músico Hélio Ziskind, autor de conhecidas trilhas sonoras para televisão como as dos programas Cocoricó e de outras produções da TV Cultura.


Alguns selos independentes também têm seções infantis interessantes. O Ouver Entertainment, com os CDs "Babies Melodies" e "Classics for Babies". O selo Sonhos e Sons, do músico Marcus Viana, com "As mais belas cantigas de roda", "As mais belas canções de natal" e "As mais belas canções de ninar" na voz do grupo vocal infantil "Nave dos Sonhos". A Atração tem a coleção "Happy Baby". O Azul Music com a coleção "Pequeninos" e "Pro Nenê Nanar" em belos arranjos, e "Sherazade e os bichos" em histórias divertidas, com mensagens de conscientização ecológica e social.


Como podemos ver, há uma grande variedade de CDs disponíveis para oferecermos à garotada, cada selo com sua proposta educacional e cultural. Agora, antes de comprar CDs na loja, vale a pena as mães internautas procurarem um pouco em quais propostas estes trabalhos se encaixam. Aí é só escolher e ouvir música!


* Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação é músico, pesquisador e educador musical. Mestre em música pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, tem formação em canto e atua como professor dos cursos de graduação em música da Unesp e da FASM - Faculdade Santa Marcelina. É diretor da Baby Arts - Música e Interação, organização especializada no desenvolvimento de atividades artísticas e educativas para bebês e crianças de 0 a 3 anos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.

   
Samba e forró para as crianças 21/05/2007 às 09:47:00

Conheça as delícias musicais do selo Biscoitinho.

   
Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

   
Um Natal cheio de livros 14/12/2000 às 16:59:00

Você está procurando um presente que seja sucesso garantido? Então dê uma olhada nessa seleção de livros. Aqui você vai encontrar histórias saborosas, engraçadas e muito bem escritas. Abra as portas do mundo da fantasia para as crianças!