Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Festas inesquecíveis

Por Aloma Marques *


Quando chega o dia do aniversário de nossos filhos, sempre há uma grande ansiedade sobre como comemorá-lo. É preciso agir com sabedoria para que esta data tão importante seja marcada apenas com boas lembranças!!!

Toda criança precisa saber que está completando mais um ano de vida e que esse fato é motivo de alegria. Portanto os pais sempre devem fazer com que ela participe dos preparativos de qualquer comemoração. Mais do que montar uma festa espetacular, ou agradar aos adultos presentes, é importante ressaltar que a festa é para crianças e deve ser preparada como tal.


O horário mais indicado é aquele em que seu filho está acostumado a brincar, ou seja, nos momentos em que ele está descansado, de bom humor. Respeitar o bio-ritmo dos pequenos é muito importante, mesmo que seja preciso comemorar o aniversário apenas com os amiguinhos do playground.

Cuidado com as surpresas!

Você quer fazer uma festa temática? Pois, então, trate de relacioná-la com o dia-a-dia do seu filhote. Este, definitivamente, não é o momento para novidades ou surpresas. Muitas crianças tendem a se assustar com o desconhecido.


Quando elas forem muito pequenas - tipo apenas um ano - e não houver nenhum tema com que se identifiquem, crie um cenário em torno dos seus brinquedos preferidos. E muita cautela com suas próprias fantasias! Pessoalmente, eu adoro circo, mas meus filhos tem verdadeiro pavor de palhaços. Quanto mais a criança escolhe e participa, mais ela e os amiguinhos aproveitam!

Diversão combina com segurança

Ao escolher o cardápio, leve em conta o paladar infantil. E lembre-se: utilize pratos, talheres e copos descartáveis ou inquebráveis. O local da festa deve ser amplamente vistoriado para que sejam eliminados todos os possiveis causadores de acidentes. Segurança é primordial! Evite locais com escadas, janelas baixas, brinquedos perigosos.


O ideal é que todos os convidados tenham a mesma faixa etária, mas se isso não for acontecer, o melhor será preparar brincadeiras diferenciadas para cada grupo. Use sua criatividade! Pense no tempo em que você era criança e procure se lembrar das coisas de que gostava. Fique certa de que, apesar de toda a tecnologia a que seu filho está exposto, a essência do universo infantil é sempre igual. Pense em fazer grandes produções, contratar teatros, personagens, apenas se ele realmente gostar e estiver acostumado.


Um último conselho: não gaste todas as suas munições num único evento. Excesso de atrações significa desperdício. Reserve um pouco de criatividade para a próxima festa. Seus filhos irão agradecer mais tarde!


* Aloma Marques é especialista em organizar, elaborar e decorar festas infantis.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?