Sábado, 06 de junho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Chocolate, irresistível tentação

Por Luiza Helena Marcondes *


Liberou geral! Está aberta a temporada de caça aos ovos. Mas cuidado com os exageros para não estragar sua festa por causa de uma dor de barriga.

Crianças e adultos dificilmente resistem à tentação, mas abusar pode trazer encrencas. O chocolate é altamente calórico e, além de engordar, pode desencadear alguns processos alérgicos quando consumido em excesso. A coordenadora de nutrição da Universidade São Camilo, Sandra Chemin, de São Paulo, afirma que os pequenos chegam até a desenvolver uma rinite, muitas vezes confundida com resfriado.


Por comer mais do que poderia, seu filho sofre uma intoxicação. O cacau, matéria-prima do alimento, tem um altíssimo teor de gordura e por isso não é indicado para bebês. "Crianças a partir de 18 meses podem comer, no máximo, 50 gramas de chocolate por dia, enquanto uma de 5 anos, está liberada para uma barra de 100 gramas", diz a nutricionista. Exceder esses limites acarreta o risco de desencadear um quadro de diarréia.

Herói ou vilão?

Os especialistas classificam o chocolate como alimento forte, energético, próprio para ser ingerido nos dias frios. A combinação dos ingredientes que compõem o produto, manteiga de cacau e leite, além de concentrar muitas proteínas - indispensável ao crescimento das crianças - é rica em calorias. Um exemplo: 30 g de chocolate (165 calorias) correspondem a um pão francês com margarina ou a uma fatia de bolo simples ou a uma taça de abacaxi em calda.


"No inverno, alimentos altamente calóricos são perfeitos para manter a temperatura do corpo", garante Sandra. Nos dias muito quentes, porém, as pessoas precisam mesmo é de hidratação e a ingestão de chocolates altera o PH ácido do organismo, aumentando a sensação de sonolência e cansaço.


Outras reações comuns derivadas do alto consumo deste alimento são coceiras, irritação da pele com vermelhidão e bolhas d´água, diarréia e rinites. Portanto, todo o cuidado é pouco: fique de olho e não deixe seu filhote consumir um ovo inteiro no mesmo dia. Se a criança sofrer uma intoxicação suspenda imediatamente o alimento e procure o pediatra.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...