Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Dentes fortes para sempre

Por Dr. Alan Isidore Levy * em 24/11/2000


Prevenção é a palavra de ordem da odontologia. Pequenos cuidados hoje evitarão problemas no futuro. Por isso, ela deve começar a fazer parte da vida da gestante e se estender para sempre.

Por mais estranho que possa parecer, você já deve se preocupar com os dentes de seu filho enquanto ele ainda está na barriga. Explica-se: é a partir do quarto mês de gestação que começa a se desenvolver o paladar do bebê. Por isso, acredita-se que, se a futura mãe consumir muito açúcar, seu filhote desenvolverá o gosto por doces e terá mais propensão a problemas odontológicos.

Com o bebê

Diz o ditado que é de "pequenino que se torce o pepino". Ou seja, começar cedo é o caminho mais seguro para ter dentes sempre fortes e saudáveis. Confira:


  • Nunca experimente o sabor ou a temperatura do alimento diretamente na colher ou no copo que oferecerá ao bebê. Esse procedimento aparentemente inocente pode levar bactérias de sua boca para a boquinha de seu filho, transmitindo doenças.
  • Antes de comprar o bico da mamadeira, peça orientação do cirurgião-dentista e/ou do pediatra para que eles indiquem o formato e o material mais adequado.
  • Por volta dos 6 meses, comece a treinar o uso de canudos para beber chás, sucos e água. Por volta de 1 ano, a criança deverá começar a ingerir os líquidos diretamente do copo e não mais da mamadeira.
  • A sucção do bebê nos seis primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento de suas arcadas dentárias. Por isso, estimule-o a mamar pelo menos até essa fase.
  • Uma vez por dia, após a mamada, higienize a boquinha do bebê mesmo que ele ainda não tenha dentes. Esse cuidado deve ser feito para que ele não estranhe quando for feito nos primeiros dentinhos.
  • Os primeiros dentes devem ser higienizados com cotonete, gaze ou ponta da toalha umedecida. Mesmo os dentinhos de leite já podem ter cárie.
  • Nunca dê chupetas açucaradas, mamadeiras ou bebidas doces. Sempre que possível, dê alimentos adoçados naturalmente.
  • A primeira consulta com o dentista deve ser feita antes mesmo de nascer o primeiro dentinho. Nesse encontro, os pais receberão toda a orientação para que, ao eclodir, o dente encontre um ambiente saudável e limpo. Eles também serão informados sobre dieta e flúor.

    Ilustração Cecília Esteves

    * Dr. Alan Isidore Levy é dentista, formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Implantes Osseointegrados pela USP.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

    Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

       
    Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

    Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

       
    Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

    "Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?