Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Todos gostam de música!!!

Por Ana Elisa Medeiros *


Divirta-se com seu filhote ensinando a ele as primeiras noções musicais.

Toda criança gosta de música. Com maior ou menor intensidade, todas demonstram algum interesse por ela. Nos primeiros anos de vida a música está intrinsecamente ligada à afetividade, uma vez que os pais cantam para seus filhos (ou usam uma entonação muito cantada ao falar) em momentos de intimidade, como na hora do banho ou de colocá-los para dormir.

A vivência da música na infância oferece aos pequenos uma forma de aprender sobre o mundo brincando. No entanto, as características de cada idade devem ser respeitadas, de forma que os estímulos oferecidos sejam adequados à fase do desenvolvimento psicomotor em que se encontra. Isso significa, por exemplo, não exigir que crianças de 2 ou 3 anos sejam capazes de grandes períodos de silêncio e concentração para ouvir uma ária de ópera.

Respeite cada etapa

É necessária a combinação de uma série de fatores para que as possibilidades de cada idade sejam exploradas de maneira lúdica e agradável. É preciso considerar a capacidade motora (como ela anda, fala, manipula objetos), a definição, ou não, da lateralidade (noções de direita/esquerda, atrás/na frente, em cima/ embaixo...), o nível de desenvolvimento do "trio" atenção/concentração/reação, além da dicção, entre outros.

Embora o respeito por esses requisitos seja indispensável na hora de escolher um bom curso de musicalização para os filhos, no dia-a-dia os pais podem estimular seus pequenos de maneira muito simples:

  • cantando com eles canções folclóricas que marcaram sua infância (aquelas que têm letras simples e conteúdo fácil, como "Atirei o Pau no Gato" ou "Marcha Soldado");

  • oferecendo pequenos "instrumentos", como tamborzinhos, por exemplo, para que as crianças se acompanhem ao cantar;

  • chamando sua atenção para a música que está tocando no rádio do carro, enquanto vão à escola: se a voz que ouvem é de homem ou mulher, se há instrumentos acompanhando, se estes têm som grave (grosso) ou agudo (fino), se há percussão (bateria) ou apenas sons mais delicados, se a música é rápida ou lenta, barulhenta ou suave...

    Enfim, propicie à criança um contato prazeroso com a música e comece a oferecer a ela as sementes para o desenvolvimento de um senso crítico em relação ao que ouve.

    Certamente pais e filhos se divertirão juntos!

    Para saber mais

    http://www.pequenoartista.com.br/drica/Musica.asp

    ilustração Cecília Esteves


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

    Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

       
    Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

    Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

       
    Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

    Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

       
    Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

    Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.

       
    Samba e forró para as crianças 21/05/2007 às 09:47:00

    Conheça as delícias musicais do selo Biscoitinho.