Segunda-feira, 01 de setembro de 2014
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Grávidas na academia

Por Luiza Helena Marcondes *


Fortalecimento muscular é importante durante a gravidez. Descubra os benefícios da atividade física nesse período.

Exercício é bom e faz muito bem ao físico e à mente. Mas na gravidez é preciso tomar algumas precauções para não prejudicar a futura mamãe e o desenvolvimento do bebê. Nesse período o corpo sofre um turbilhão de transformações e a presença do hormônio relaxina, responsável por um certo amolecimento das articulações - principalmente a da pélvis, para facilitar o parto -, exige que a mulher redobre os cuidados dentro da academia.


Vânia Iacovo Ferreira Campos*, professora de educação física especializada em gestantes, afirma que é grande o número de mulheres sedentárias que procuram uma atividade física justamente no período em que estão grávidas, movidas principalmente pelo medo de engordar demais. E é nesse momento que muitas descobrem a aptidão para o exercício e os seus benefícios.

Como está sua saúde?

Se você está pensando em praticar algum tipo de esporte, converse antes com seu médico. Certifique-se de que a sua saúde e a de seu bebê estão em ordem. Mas só inicie o treinamento físico após o terceiro mês de gestação. Respeite esse prazo! Nesse período o óvulo fecundado, que dará origem ao feto, está se fixando na parede do útero e qualquer atividade mais pesada pode atrapalhar o andamento da gravidez.


Não pense que vai entrar numa academia para "puxar ferro", evitar o ganho de peso e adquirir músculos. "Os hormônios na gestação são antagônicos com a hipertrofia muscular (aumento da massa corpórea)", revela Vânia. Agora não é a hora mais indicada para ficar com tudo em cima e com o corpo bem durinho.


De acordo com a especialista, durante a gestação não há um aumento significativo de massa muscular. O corpo apenas fica mais forte e preparado para suportar as mudanças previstas até o fim dos nove meses.

Boa forma e exercícios leves

Qual atividade escolher e que partes do corpo trabalhar? A professora diz que o treino deve ser individual. "Cada gestante tem seu próprio ritmo, histórico esportivo e estado de saúde particular". Então, nada de seguir manuais ou inventar exercícios para ficar em forma nesse período.


Se estiver realmente disposta a praticar uma atividade física, uma coisa é certa: alongamento, exercícios localizados e aeróbios leves serão os mais recomendados. Fortalecer o abdome, o peitoral, as costas e melhorar a postura da gestante são fundamentais para garantir o seu conforto. "À medida em que a barriga cresce e as mamas se desenvolvem, a curva lombar fica mais acentuada e as dores na coluna se tornam freqüentes", ela explica.


O esporte também ajuda a reduzir os edemas (inchaços nos punhos e nos tornozelos) causados por problemas circulatórios. De acordo com a professora, a carga sangüínea aumenta 40% durante a gestação, e a ação dos hormônios deixa as veias mais "flácidas", dificultando circulação. Com movimentos adequados e ginastica localizada, a própria musculatura se encarrega de fazer o retorno venoso.

Parto mais tranqüilo

Para evitar complicações e movimentos mal executados, a gestante precisa do acompanhamento de um profissional que saiba indicar os melhores exercícios e dosar a carga horária. De qualquer forma, lembre-se de que fazer alongamento no início e no fim de qualquer atividade física é essencial para não sobrecarregar o físico e evitar lesões musculares.


Exercitando-se e respeitando seus limites, a gestante só tem a ganhar. "Com o corpo bem preparado a mulher consegue participar ativamente no trabalho de parto e facilitar o nascimento do bebê", completa a professora de educação física.


Comentário:    
       
florenciosantos 11 de October de 2010 | 16h 06

Interessante esta materia. Até compartilhei em minhas redes sociais.

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