Quarta-feira, 03 de junho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Radiografia da boca saudável

Por Dr. Alan Isidore Levy * em 24/11/2000


Não descuide da primeira dentição. Ela servirá de guia para uma dentição saudável para seu filho.

Durante toda a nossa vida, temos duas dentições:

Dentição de leite

é formada por 20 dentinhos, divididos em 10 por arcada. Essa dentição começa por volta dos 6 meses e completa-se aproximadamente aos 2 anos de idade. Pelo fato de esses dentes serem temporários, muitos pais descuidam da higiene bucal de seus filhotes. Isso é um grande equívoco. Os dentes de leite são muito importantes porque servem de guia para os dentes permanentes nascerem na posição correta. E não é só, eles:


  • Mantêm o espaço para que os dentes permanentes cresçam em seus devidos lugares. (Quando uma criança perde um dente de leite antes da época, os dentes vizinhos deixam de ter apoio e movimentam-se, reduzindo o espaço para a próxima dentição.)
  • Estimulam o crescimento em altura do osso que sustenta os dentes.
  • São úteis no corte e na correta mastigação dos alimentos, facilitando sua digestão.
  • São importantes para a articulação das palavras e para evitar problemas ortodônticos.
  • Têm um importante papel para a auto-estima das crianças. Crianças que possuem dentes destruídos apresentam problemas psicológicos, sentem-se diferentes do grupo em que convivem, ficam retraídas e apresentam um sorriso fechado.

    A dentição permanente:

    ela se inicia por volta dos 6 anos, quando a criança ganha o primeiro dente permanente, que vem logo atrás dos últimos molares de leite. Nessa fase, em que as crianças ficam com "sorriso de janela", começa a troca pelos dentes permanentes. Por volta dos 13 anos, essa etapa está praticamente completa, faltando os quatro dentes do siso, que nascem entre os 17 e os 30 anos. Essa dentição é formada por 32 dentes, divididos em 16 por arcada. Portanto, cuide bem deles!!!

    * Dr. Alan Isidore Levy é dentista, formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Implantes Osseointegrados pela USP.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...