Quinta-feira, 31 de julho de 2014
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Vacinas, As reações mais freqüentes

Por Dr. Leonardo Posternak * em 24/11/2000


As vacinas podem causar reações diferentes nas crianças. Algumas, aliás, podem nem reagir a seus componentes. Mas vale a pena ficar sabendo quais são os sintomas possíveis depois de cada vacinação.

As vacinas contra hepatite B e tuberculose (BCG) não costumam causar nenhum tipo de reação imediata. Mas, 30 dias depois de aplicada, a BCG pode provocar sinais cutâneos.

A vacina tríplice (DPT), cuja primeira dose é aplicada aos 2 meses de idade, costuma causar febre até 36 horas depois da aplicação, além de dor no local da aplicação. Por isso, cuidado para não pressionar. Analgésicos normalmente são recomendados pelo médico para aliviar os sintomas.

A vacina contra pólio é inócua para o bebê, mas lembre-se de que ele deverá ficar em jejum uma hora antes e uma depois de tomá-la!

A vacina contra o sarampo costuma apresentar reação entre 5 e 15 dias após a aplicação. Por causa da febre, dos sintomas semelhantes à gripe ou até de pequenas marcas na pele, muitos pais tendem a achar que o bebê está com outra doença. Portanto, anote o dia exato em que seu filho tomou essa vacina.

De qualquer forma, em caso de dúvida, consulte o pediatra. Só ele poderá orientá-la quanto à conduta a ser tomada.

* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
É melhor prevenir que remediar! 18/12/2000 às 16:09:00

O ditado é velho, mas nunca deve ser esquecido! Prender as crianças em casa não é garantia de segurança, portanto abra os olhos. Acidentes domésticos podem ser evitados se você tomar algumas providências. Confira!

   
Um Natal cheio de livros 14/12/2000 às 16:59:00

Você está procurando um presente que seja sucesso garantido? Então dê uma olhada nessa seleção de livros. Aqui você vai encontrar histórias saborosas, engraçadas e muito bem escritas. Abra as portas do mundo da fantasia para as crianças!

   
Música de qualidade para as crianças 09/05/2004 às 20:29:00

O que as grandes gravadoras e principais selos independentes do Brasil produzem para os pequenos.

   
Gripe: com ou sem vacina? 26/04/2001 às 15:59:00

No começo, tosse e espirros. Depois, dor de garganta e mal-estar. Com a mudança de estação os casos de gripe começam a aparecer. Fique atento!