Terça, 27 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Adeus brotoejas

Por Luiza Helena Marcondes * em 29/01/2001


Pequenas bolinhas de água por todo o corpo. Tanto em bebês como em crianças mais velhas, as brotoejas provocadas pelo calor incomodam. Saiba como evitar.

Durante os dias mais quentes do ano você precisa redobrar os cuidados com seu filhote. O calor excessivo muitas vezes incomoda os pequeninos: a transpiração aumenta e o excesso de suor provoca as brotoejas.


Os bebês são os mais perturbados com as pequenas bolhas de água que se espalham pela pele, resultantes da imaturidade do próprio organismo. "O sistema glandular ainda não está preparado para expelir todo o suor que o corpo produz", explica a dermatologista Mônica Arib Finszbaum, de São Paulo. Consequentemente o líquido que fica retido manifesta-se em forma de bolinhas cristalizadas. As partes mais afetadas são a barriga e as pernas.


Uma maneira de evitar o surgimento das incômodas brotoejas é colocar roupas mais leves e de cores claras em seu filho. A sensação de calor não será tão grande e ele suará menos. Evite que ele fique exposto diretamente ao sol. Durante o dia dê muito líquido para a criança ficar bem hidratada. Mas se com todo o cuidado a irritação insistir em aparecer, dissolva um punhado de maisena na água do banho e deixar a criança por alguns instantes. "A maisena ajuda secar as brotoejas", confirma a dermatologista.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
O tal do aquecimento global 19/09/2007 às 09:34:00

Entenda o que é este fenômeno e saiba como você e sua família podem contribuir para evitá-lo.

   
Receitas de sorvetes 13/11/2006 às 09:43:00

O verão vem chegando e as temperaturas estão subindo! Aprenda a fazer deliciosos sorvetes de frutas que, além de espantar o calor, ainda são muito nutritivos.

   
Verão cheio de energia 09/12/2002 às 13:10:00

Verão de altas temperaturas! Ótima desculpa para programar passeios ao ar livre e viagens à praia e ao campo, com direito a mergulhos no mar ou na piscina. Mas, para que tudo transcorra da melhor maneira possível, convém tomar certos cuidados.