Domingo, 19 de janeiro de 2025 |
Aprendendo a realizar sonhosPor Carla Oliveira * Conheça a Pedagogia Empreendedora, uma metodologia de ensino destinada a estimular o espírito de liderança e iniciativa entre as crianças. |
||||
Em uma manhã de agosto do ano de 2002, a professora Adriana Moura, da Escola Municipal Israel Pinheiro, localizada na favela Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte (MG), perguntou aos seus alunos: "Qual é o seu sonho?". Entre outras repostas, a de um garoto de 15 anos chamou a atenção. "Quero ser traficante de drogas, porque minha mãe passa fome". Os colegas conversaram e chegaram à conclusão de que o garoto, na verdade, não queria ser traficante, mas apenas ganhar dinheiro para ajudar sua mãe.
Então, juntos, começaram a discutir formas de realizar aquele sonho. Foi assim que nasceu a "Tá Limpo", uma cooperativa para fabricar material de limpeza. A iniciativa deu certo e até a prefeitura de Belo Horizonte passou a comprar seus produtos. Tudo isso aconteceu durante as aulas do curso de empreendedorismo que até hoje é ministrado na escola, e que faz parte da Pedagogia Empreendedora, uma metodologia de ensino desenvolvida pelo professor Fernando Dolabela*, com o apoio da ONG Visão Mundial.
Na época, a metodologia estava sendo testada naquela escola e, diante do sucesso, acabou sendo implementada em outras cidades. Hoje, a Pedagogia Empreendedora já foi adotada na rede pública de ensino de 93 cidades brasileiras - a maioria delas no Paraná - atingindo 224.000 alunos do ensino fundamental e médio, ou seja, dos 4 aos 17 anos.
Ao contrário do que o nome Pedagogia Empreendedora sugere, tal metodologia não é voltada apenas para a formação de "pequenos empresários". O eixo metodológico é baseado no sonho de cada pessoa. "O empreendedor é aquele que sonha e busca realizar seu sonho. Não basta apenas sonhar. É preciso desenvolver ações concretas que levem à realização do sonho", explica Fernando Dolabela.
O professor lembra também que os sonhos individuais devem ser construídos a partir de sonhos coletivos."Toda pessoa deve perguntar a si mesma como ela poderá ser feliz contribuindo para a felicidade dos outros", afirma Dolabela. A Pedagogia Empreendedora vai contra o individualismo e não deve ser usada unicamente para o enriquecimento pessoal. O objetivo maior dessa metodologia é justamente o oposto: a construção do bem-estar coletivo.
"Nos métodos de ensino tradicional, o aluno assimila conhecimentos e adquire competências que se julgam necessárias para a sua vida profissional. Mas, é preciso que todo indivíduo aprenda a fazer uma relação entre esse conhecimento que ele tem e as necessidades da comunidade em que ele vive", explica Dolabela. Nesse sentido, a Pedagogia Empreendedora funciona como instrumento de combate à pobreza.
"A pobreza nada mais é do que a incapacidade de uma sociedade de desenvolver seu potencial. Nós temos que devolver a auto-estima de cada aluno e mostrar a ele como dinamizar suas forças para a realização de um objetivo", esclarece Dolabela. O professor enfatiza que é o próprio aluno quem vai gerar o conhecimento e desenvolver as estratégias para a realização de seu sonho. "Essa é a única forma de promover o desenvolvimento auto-sustentável", explica. O professor enfatiza ainda que não é possível depender exclusivamente do governo. "A iniciativa privada é fundamental", defende.
Dolabela desfaz o mito de que para ser um bom empreendedor é necessário ter talento ou dom. Segundo ele, o espírito empreendedor pode florescer em qualquer pessoa, desde que haja um ambiente favorável e democrático. "A rigidez, seja da política, da escola, dos pais ou até da religião dificulta o empreendedorismo, pois para empreender é preciso ter liberdade para ousar e, é claro, errar", explica.
A Pedagogia Empreendedora inova também ao estabelecer um novo conceito de sucesso. "O sucesso não pode ser medido pelo dinheiro, mas sim pela auto-realização. Só a própria pessoa pode medir o seu sucesso", enfatiza o professor. O fracasso só existe diante da desistência. Aposto que você deve estar se perguntando qual será a sonho de Fernando Dolabela. "Quero atingir cada vez mais cidades. No Brasil, acho que são 5.650. Ainda tenho muito trabalho pela frente". Alguém duvida que ele vá conseguir?
A Pedagogia Empreendedora é um desdobramento da "Oficina do Empreendedor", uma metodologia de ensino destinada a alunos universitários que já é aplicada em mais de 300 instituições de ensino superior no Brasil e tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento em Pesquisa) e do Sebrae. Para apoiar esse projeto educacional, Dolabela escreveu O Segredo de Luísa, lançado em 1999 pela Editora de Cultura, um livro indispensável para jovens empreendedores.
O Segredo de Luísa é um romance que narra a trajetória de uma dentista recém-formada que decide montar um negócio próprio. Paralelamente à história, o autor também aborda questões práticas sobre a criação de uma empresa e ensina a elaborar um Plano de Negócios. Agora, Luísa está de volta com a missão de passar a mensagem do empreendedorismo às crianças e jovens.
O livro A Ponte Mágica, lançado no início deste ano, volta no tempo e encontra Luísa com 11 anos. O sonho da menina é construir uma casa nova para a sua amiga Maria, pois seu barraco foi destruído pela enchente. Inspirada pelas aulas de empreendedorismo na escola, Luísa mobiliza professores, amigos e familiares para alcançar seu objetivo.
Para implementar a Pedagogia Empreendedora na sua escola, é necessário que todos os educadores sejam capacitados e treinados através de um curso de 16 horas organizado pelo próprio Fernando Dolabela ou outros professores já treinados. Durante o curso, os profissionais conhecem a metodologia e aprendem a utilizar o material didático de apoio, que consiste em livros, apostilas e até softwares. Para mais informações, visite o site www.dolabela.com.br
Matérias relacionadas
|
Conheça o Projeto Felicidade, que ajuda crianças portadoras de câncer a resgatar a auto-estima e o ânimo para enfrentar a doença. |
|
Uma enquete realizada pelo Clicfilhos sobre o comportamento sexual dos casais após o nascimento dos filhos revelou dados muito interessantes. Confira! |
|
O garotinho diz que será piloto de avião e a menina quer brilhar nas passarelas da moda: são os pequeninos sonhando com a profissão. A escolha da carreira é pessoal, mas a ajuda dos pais é bem vinda. Oriente seu filho sem traçar o caminho por ele. |
|
Leia aqui o último boletim Clicfilhos! |
|
Conheça a Make-A-Wish, uma organização sem fins lucrativos que realiza os desejos de milhares de crianças e jovens portadores de doenças que possam colocar sua vida em risco. |