Domingo, 24 de julho de 2016
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Quando o dente de leite não cai

Por Luiza Helena Marcondes * em 13/07/2001


Seu filho tem 8 anos e os dentes de leite continuam firmes e fortes, apesar dos permanentes já estarem querendo apontar. O que fazer? Arrancar? Esperar?

A melhor alternativa, segundo a dentista Carla Di Rago Todescan, de São Paulo, é aguardar. "A decisão de arrancar ou não é do especialista. Geralmente espera-se o permanente crescer até a metade do tamanho do dente de leite para arrancá-lo. Às vezes, nesse intervalo, ele fica mole e cai naturalmente."


Nos últimos anos, esse problema tem sido muito freqüente nos consultórios dentários e a explicação para o caso é simples: falta de mastigação. O aumento nas opções de alimentos industrializados tem facilitado a vida de pais e filhos e, com isso, os pequenos têm tido muito menos trabalho para triturar a comida, engolindo tudo sem muito esforço.


"Para crescer bem, a boca precisa de ginástica", avisa a dentista. Os ossos da face, por falta de mastigação, não desenvolvem espaço suficiente para acomodar toda a dentição na fase adulta. Os primeiros sinais de falta de exercícios bucais aparecem aos 5 ou 6 anos, quando as crianças começam a substituição dos dentes. Os permanentes já nascem tortos ou nem esperam os originais caírem, "atropelando-os".

Exercícios sempre

Você deve estar se perguntando o que fazer para evitar esse problema, não é? Muito simples: mastigar, mastigar e mastigar. Desde o nascimento dos primeiros dentes seu filho precisa fazer a ginástica bucal. "A criança precisa comer alimentos duros e triturá-los bem antes de engolir", diz a especialista.


O cardápio de seu filhote deve ser rico em frutas, legumes e verduras pois são ricos em nutrientes, provocam o impacto da mastigação e ajudam a desenvolver os dentes. Um sorriso bonito e saudável se constrói muita ginástica bucal e bons hábitos alimentares e de limpeza.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".