Quinta-feira, 03 de dezembro de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Brigas no carro enlouquecem qualquer um!

Por Beatriz Luna *


Enquanto eles gritam e se estapeiam no banco de trás, você tenta prestar atenção no trânsito e implora para eles ficarem quietos antes que aconteça um acidente! O que fazer para evitar essa confusão?

Você já imaginou viajar dez horas seguidas em um carro com crianças? Eu fico com frio na barriga só de pensar que farei tal viagem com meus filhos, pois sei o que vai acontecer assim que eu der a partida no carro. Eles começarão instantaneamente a implicar um com o outro: "mamãe, ele puxou meu cabelo!", "mamãe, ela me chutou!" e a discussão não terá mais fim...


A realidade é que as crianças têm muita energia para ficarem confinadas em um ambiente pequeno e fechado por muito tempo. Então, vamos tentar entendê-los e tomar algumas medidas para que o trajeto não se transforme em um pesadelo. Eu sei que não é fácil fazer o que estou pedindo, mas os resultados valerão a pena! Aí vão algumas dicas:


  • Crie regras específicas e claras para o carro. Se preferir, escreva as regras em um papel e não se esqueça de criar uma conseqüência para cada infração.


  • Quando as crianças estão entediadas e mal humoradas, elas se irritam muito facilmente. Dependendo do tamanho do seu carro, você pode colocar no banco de trás uma caixa cheia de brinquedos, livros, videogames, walkman para distraí-los. Se tiver disponibilidade financeira, você pode até instalar uma pequena televisão no carro.


  • Coloque músicas que eles gostem! Não adianta querer ouvir seus cantores preferidos, isso só irá chateá-los ainda mais.


  • Prepare lanches e mais lanches para eles irem comendo no caminho. Esqueça que eles não podem comer porcarias, pelo menos agora. Nesse momento, um pacote de salgadinhos pode ser a sua salvação!


  • Aproveite para conversar com seus filhos, pergunte sobre os amigos deles, sobre o que estão aprendendo na escola. Crianças adoram falar sobre coisas do seu "universo" e é importante que você preste muita atenção, mesmo que não esteja interessada. Pergunte bastante e vá ouvindo com muita dedicação.


  • Pergunte também sobre os filmes que eles já assistiram e que gostaram mais, qual seu personagem favorito, que programas legais vão passar na televisão e etc. Eles vão se envolvendo e se distraindo.


  • Quando a confusão estiver incontrolável, pare o carro no acostamento, calmamente, e comece a ler um livro ou falar no telefone. Eles vão logo perguntar o que você esta fazendo e você vai dizer: "Do jeito que vocês estão brigando eu não vou dirigir, quando vocês pararem eu continuo".


  • Por último, tente relaxar. Antes de entrar no carro, respire fundo, conte até dez e lembre-se de que todos nós passamos pelo mesmo aborrecimento!



    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...