Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Transformações no corpo e na mente

Por Dr. Thomaz Rafael Gollop * em 24/11/2000


Não se assuste com as oscilações de humor durante os primeiros meses de gestação. Elas são fruto da ação dos hormônios em seu organismo.

Os altos níveis de progesterona e estrógeno (principalmente) circulando no organismo durante a gravidez promovem uma verdadeira revolução. O corpo se modifica para "hospedar" o bebê em sua jornada de desenvolvimento e o estado emocional da gestante também reage: nos três primeiros meses há grandes chances de oscilação de humor. Não se surpreenda de passar, num segundo, da alegria à tristeza, da calma à extrema irritabilidade. Terminado esse período, o estado de humor tende a se estabilizar, especialmente se você se sentir física e emocionalmente confortável, livre de ansiedades.


Entre a 16a e a 20a semana, a maior parte das gestantes começa a se sentir bem mais segura e feliz: finalmente chega aquele momento tão esperado, quase mágico, em que é possível sentir a presença do bebê por meio de seus primeiros movimentos. Agora, sim, além de tê-lo visto na ultra-sonografia, pode senti-lo também vivo dentro de você! Viva intensamente esses momentos de pura emoção; nove meses passam muito rápido!


* Dr. Thomaz Rafael Gollop é obstetra, ginecologista, geneticista; professor responsável pela disciplina Aconselhamento Genético do Curso de Pós-Graduação no Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Entrevista da Rafaela 17/10/2012 às 22:33:57

Leia aqui o que os filhos têm a dizer sobre a educação bilíngue.

   
A idade certa para ir à escola 07/06/2002 às 14:38:00

Meu filho tem 3 anos completos, fico em dúvida se está na hora de mandá-lo para a escola ou se, ainda, é muito cedo... Mamãe sempre acha que os filhos são pequenos demais...