Segunda-feira, 01 de junho de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Fuja do perigo da dengue!

Por Célia Svevo * em 15/02/2002


Fique de olho nos sintomas desta doença que já se espalhou por todo o país. E faça mais: colabore para que seu transmissor não se prolifere.

Dengue é uma doença causada por um vírus e é transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes Aegypti. Ela pode se manifestar de duas formas:


Dengue clássica, que aparece de maneira súbita com febre alta, dor de cabeça, atrás dos olhos e nas costas. Algumas vezes é acompanhada por exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias e há uma melhora progressiva dos sintomas num período de 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.


Dengue hemorrágica é a versão mais grave, quando se tem a doença uma segunda vez. No início os sintomas são iguais aos da dengue clássica, mas a partir do 5º dia os pacientes começam a apresentar sangramento, em geral pelas gengivas, pela pele e pelo intestino. A dengue hemorrágica merece muita atenção, pois pode levar à morte. Requer, portanto, avaliação médica rigorosa para que o tratamento dê resultado.

Quem é o Aedes Aegypti?

O mosquito Aedes Aegypti é muito parecido com um pernilongo comum. Sua coloração é um pouco mais escura e possui listras brancas no corpo e nas patas. Costuma atacar as pessoas durante o dia. Vive e se reproduz em ambientes com água parada, limpa ou suja, próxima à habitação humana. Coloca seus ovos na parede de recipientes molhados.


Segundo uma pesquisa da Universidade de Campinas (UNICAMP), os locais de maior incidência de criadouros são os vasos (90% das ocorrências). Os demais representam 10% em ordem decrescente e incluem latinhas, copos descartáveis, caixa d´água, pneus, calhas, entre outros. Já foi provado que os ovos sobrevivem até dois anos sem contato com a água, mas assim que encontrarem condições favoráveis eles eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida.

Ajude a exterminar esse inimigo!

Arranje um tempo, peça a colaboração de seus filhos (isso é treino de cidadania!), empregados, e arregace as mangas. Procure por recipientes com água - mesmo que seja pouca - no quintal, no jardim, nos depósitos, na garagem, até no terraço do apartamento. Verifique a caixa d´água e quaisquer objetos deixados na chuva, como brinquedos, por exemplo. Encontrou uma larvinha? ELIMINE! Jogue fora na grama do jardim ou na privada e dê a descarga. E jamais deixe água parada.


A proliferação do mosquito Aedes Aegypti também pode ser refreada se você colocar borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos e dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc. A cafeína funciona como um veneno e, quando a postura ocorre, impede desenvolvimento dos ovos daquele mosquito. Essa descoberta foi feita pela bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e o procedimento já está sendo recomendado pelo Serviço de Defesa Epidemiológica na região de Rio Preto. Afinal, borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas, tem custo zero, não é tóxica nem prejudica as pessoas e as plantas.

Envolva sua comunidade nessa caçada: os condôminos de seu prédio, vizinhos, amigos e parentes. De nada adiantará seu esforço na faxina se na casa ao lado da sua o trabalho de prevenção não for feito. Não esqueça: a dengue pode matar! E lembre-se de que TODOS os casos da doença, mesmo os disgnosticados por médicos particulares, devem ser comunicados às autoridades, por intermédio dos postos de saúde de sua cidade.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...