Sexta-feira, 29 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

LISTAS PRECIOSAS NATAL

Por Cida O´Sullivan *


Começou a contagem regressiva para o Natal! Que tal fazer uma lista para ter certeza de que não vai esquecer nada de importante até o grande dia?

Nestes dias, em que todos nós ficamos com o tempo tomado com a chegada de mais um final de ano, aprendi que uma lista de coisas a fazer ajuda muito a reduzir o estresse e aproveitar melhor o tempo com a família.

Então, mãos à obra e vamos começar a curtir os dias que antecedem o Natal!

Comece pelos presentes

• Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e determine quanto você gostaria de gastar com cada uma delas. Isso é útil para controlar gastos e ficar dentro de seu orçamento. Se puder, tente manter uma única lista em seu computador, celular ou agenda para que as pessoas que você for lembrando possam ser adicionadas, ou retiradas facilmente.

• Tente distribuir a compra dos presentes entre as semanas que faltam até o Natal. Assim, você não se cansará tanto e poderá pensar melhor sobre o que comprar. Sempre que estiver próximo a um centro de compras, preste atenção para ver se não pode encontrar ali algo que você possa dar de presente a alguma pessoa da lista; dessa forma, você estará economizando tempo e aos poucos reduzindo a sua lista.

• Procure também os bazares promocionais, onde você pode encontrar produtos de boa qualidade sem preço de Shopping. Os jornais de grande circulação costumam informar uma lista desses locais em cadernos especiais de suas edições de domingo. Você pode também fazer uma busca na Internet.

• Se você estiver sem inspiração, mas com um pouquinho mais de tempo, que tal fazer o seu próprio presente? Uma receita de família, biscoitos de Natal, geléias, ou qualquer outro artesanato que você saiba fazer são ótimas idéias! Além de mostrar seu talento a pessoa presenteada se sentirá muito especial!

Cardápio

• É bom decidir já qual será o cardápio do Natal e quem fará o quê. Uma vez que isso seja feito, o próximo passo é começar a comprar todos os ingredientes não perecíveis, para não ter que enfrentar, mais próximo da data, supermercados lotados ou só encontrar sobra de produtos.

• Dependendo do cardápio programado, você poderá até adiantar alguns pratos, deixando-os semi-prontos, congelando-os para finalizá-los no dia, no forno ou fogão.

• Se a comemoração do Natal está programada para acontecer na sua casa, é bom verificar se a quantidade de copos, pratos e talheres, assim como as mesas e cadeiras, é suficiente, se o número de convidados for muito grande.

Cartões de Natal

• Mesmo na era da Internet, enviar cartões de Natal é um gesto muito apreciado por quem os recebem. Eles podem ser enviados pelo correio ou pela web. Se você fizer a opção dos correios, procure comprar cartões que são produzidos por ONGS como a AACD ou a APAE, pela UNICEF ou por outra entidade de sua preferência. Aproveite para alegrar as pessoas com mensagens de boas festas e, ao mesmo tempo, praticar a solidariedade.

• Além dos cartões, estas entidades, muitas vezes, colocam à venda produtos confeccionados por pessoas atendidas pelas instituições, e que podem ser mais uma opção de presente para pessoas de sua lista.

Decoração

O grande atrativo do Natal para crianças, seus pais e toda a família é a decoração de Natal. Seja ela através dos famosos pisca-piscas, árvores naturais ou não, ou outra decoração festiva, decorar a casa para a festa é um grande motivo para reunir a família e começar a entrar no espirito de Natal.

• Antes de comprar novos ornamentos, verifique se os que você já tem em casa estão em bom estado para reutilizá-los.

• Se você guardou as luzinhas do ano passado, verifique se ainda funcionam.

• Você também pode ser criativo e montar seu próprio ornamento. Sua decoração vai ficar personalizada e todo mundo pode ajudar. Na internet há milhares de dicas para você:

- como fazer enfeites de natal para a casa

- passo a passo enfeite de natal

Natal longe de casa

Se você vai passar o Natal longe de casa, não se esqueça de seguir regras básicas, como cancelar assinatura do jornal, não deixar luzes acesas a não ser aquelas que são fotoelétricas, que se acendem e apagam conforme a luz solar. Se puder, deixe uma cópia da chave de sua casa com uma pessoa de confiança, caso aconteça alguma emergência.

Se você tiver um bichinho de estimação que não puder levar com você, veja com antecedência quem cuidará dele. Nesta época, muitas pessoas costumam sair e, às vezes, não é possível encontrar outro lugar para cuidar do animalzinho, a não ser os hotéiszinhos. Portanto, é importante verificar quais as opções disponíveis para que o seu bichinho de estimação também tenha um Natal feliz!

Estas são apenas dicas básicas para ajudar você e sua família a terem um Natal mais tranquilo - não precisam ser seguidas à risca. No entanto, é importante não perder de vista que os dias que antecedem o Natal são também uma oportunidade para apreciar e estar com as pessoas que amamos, para que depois, pelo menos uma vez no ano. possamos agradecer juntos todas as experiências positivas vividas em família.



* Cida O´Sullivan é empresária e mãe de duas crianças.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!

   
Presentes de Natal 07/12/2011 às 11:19:27

Conte aqui que sugestões você tem para dar de presente neste Natal, para cada membro da sua lista (avô, avó, mãe, pai, filho, filha, amigos, professores, etc)

   
Um Natal cheio de livros 14/12/2000 às 16:59:00

Você está procurando um presente que seja sucesso garantido? Então dê uma olhada nessa seleção de livros. Aqui você vai encontrar histórias saborosas, engraçadas e muito bem escritas. Abra as portas do mundo da fantasia para as crianças!