Terça, 16 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Carnaval é fantasia!

Por Aloma Marques *


O Carnaval está chegando. Que tal cair na folia? Atenção: prepare as crianças pequenas, pois elas tendem a se assustar com o desconhecido.

Conversar sobre o Carnaval é uma forma de iniciar e tentar buscar dentro da criança qual é a fantasia que ela gostaria de vestir. Este é um assunto "sério", pois a maioria dos pequenos mistura realidade com fantasia. No início, é possível que todos queiram ser super heróis ou princesas, mas se formos mais fundo, poderemos descobrir em nossos filhos características até então desconhecidas.


Que tal brincar com a imaginação? Crianças gostam muito de animais e seu filho talvez queira ser um deles! Com bastante criatividade e materiais acessíveis, é possível transformar nossos filhotes em lindos gatinhos, cachorros, leões, tigres, golfinhos, borboletas e tantos outros.

Inspiração no reino animal

É verão em todo Brasil, portanto as fantasias devem ser feitas de tecidos bem leves e de preferência não sintéticos; compostas por shorts, regatas, camisetas e maiôs, sempre bem acompanhados de sandálias ou tênis. A caracterização deve ocorrer através de rabos, orelhas, asas, focinhos e maquiagem (sempre com produtos hipo-alergênicos).


Para uma borboleta deslumbrante, as asas podem ser feitas em cartolina, coloridas com a ajuda da criança, enfeitadas com purpurina, glitter ou pedaços de tecido colorido. Depois é só costurá-las (rusticamente) em uma camiseta ou maiô. Para fazer as antenas da cabeça, utilize arames bem maleáveis e finos - ou até canudos! - , com as pontas enfeitadas com bolas de algodão colorido. As antenas devem ser amarradas em um tiara.

Efeitos especiais

Tigres, leões, gatos e cachorros seguem a mesma forma de execução. A fantasia é baseada em caracterizar rabos, orelhas e focinhos com bigodes. Peça ajuda a seu filho para encontrar, em revistas, fotos do seu animal predileto. Aproveite para contar um pouco mais sobre seu tamanho, suas cores, seus hábitos, se é manso ou feroz. Quando a criança vestir a fantasia terá mais elementos para interpretá-la! Os rabos podem ser feitos com jornal enrolado e amassado e recobertos com papel camurça ou retalhos de tecido. Fios de lã também dão um ótimo efeito.


As orelhas podem ser feitas do mesmo material do rabo, mas com uma base mais sólida, como cartolina. Podem ser coladas em grampos e presas nos cabelos. Para os focinhos basta cortar um pedaço de caixa de ovos e pintá-la. Fure as duas extremidades e coloque um elástico bem fininho em cada uma. Enfeite com bigodes feitos de piaçava, ou arame fio.

Imitando a vida real

As profissões também servem de excelente fonte de inspiração. Crianças adoram imitar os pais. Mas também sonham em ser bombeiros, bailarinas, palhaços, artistas de TV. Para estas fantasias bastar adaptar peças de nosso próprio guarda-roupa, acrescentando complementos como luvas, chapéus, cintos, gravatas, lenços e outros acessórios.


Durante o baile, não espere que seu filho dance corretamente: ele estará mais feliz correndo, brincando com confete ou apenas apreciando os outros. Leve ao baile chocalho, reco-reco, pandeiro e martelo se você tiver onde guardá-los durante a festa, pois a maioria das crianças brinca com eles por cinco minutos e passa o resto do tempo procurando pelos seus brinquedos perdidos.



Além de divertido, pular carnaval também é um excelente exercício, por isso não se esqueça de hidratar bem os pimpolhos antes, durante e depois da brincadeira. Muita água, sucos e até bebidas isotônicas irão reanimá-los a todo instante. Deixe a imaginação correr solta. Ela garantirá momentos de muita alegria entre você e seus filhos!


* Aloma Marques é especialista em organizar, elaborar e decorar festas infantis.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Adoção, preparo, processo e reflexões 07/12/2021 às 17:58:10

"Uma das mais importantes obras da literatura do tema de adoção" - Dr Carlos Berlini, Presidente da Associação dos Grupos de Apoio à Adoção do Estado de São Paulo

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?