Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Receitas de Natal


Leia aqui as receitas de Natal enviadas pelos usuários do Clicfilhos para o concurso Anja de Natal

No Natal de 2009, o Clicfilhos organizou um concurso cultural para presentear seus usuários com uma Anja de Natal ? uma bonequinha de pano feita pela artesã Maria Lúcia Monteiro Ludke, que carrega consigo historinhas de Natal para a família ler e preparar o espírito para a grande festa do dia 24 de dezembro.

No concurso, convidamos os usuários a compartilharem conosco suas histórias, músicas e receitas de Natal. Os nomes dos ganhadores foram divulgados no dia 02 de dezembro. Se você ainda não conferiu, clique aqui.

Uma única receita foi premiada, mas todas as receitas recebidas são muito apetitosas, e por isso o Clicfilhos decidiu compartilhá-las com você! Com essas dicas de nossos usuários, sua ceia de Natal vai ficar ainda mais gostosa. Se você deseja ler também as histórias que recebemos, confira o link ao final desta página.

Rabanada (Daniela de Almeida Loureiro Mendes)

6 pães amanhecidos
3 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 copo de leite
Açúcar e canela
Oléo para fritar

Modo de fazer: corte os pães em rodelas, reserve. Misture o leite com o leite condensado, mergulhe os pães nessa mistura, depois passe as fatias de pão no ovo e frite em óleo quente e passe no açúcar e canela.

Brigadeirão de Natal (Ana Paula)

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos
1 pacote de confeitos coloridos em forma de estrelas

Modo de fazer: Bater os ingredientes no liquidificador (menos os confeitos) e colocar numa forma com furo no meio. Colocar no forno em banho-maria por 30 minutos. Depois que esfriar, desenformar e decorar com os confeitos.

Salada de feijão fradinho com bacalhau (Regina)

500 g de feijão fradinho cozido
500 g de bacalhau escaldado e desfiado em pedaços médios
3 cebolas picadas em rodelas finas
3 tomates picados em cubos pequeno sem semente
2 pimentões verdes picados em tiras finas
2 pimentões vermelhos picados em tiras finas
8 dentes de alho amassados
5 colheres de sopa de azeite
100 g de azeitona picada
1 xícara de chá de suco de limão
1 xícara de chá de cheiro verde picado
1/2 xícara de chá de azeite
Orégano à gosto
Uma pitada de manjericão
Sal à gosto

Modo de fazer:
1. Em uma panela grande esquente as cinco colheres de azeite e refogue o alho e a cebola.
2. Refogue os pimentões, depois acrescente bacalhau, suco de limão, azeitona, sal, orégano, cheiro verde, e manjericão. Misture bem.
3. Coloque em uma travessa o feijão, o azeite e o bacalhau, e sirva.

Bacalhau Assado (Leuda Maria Xavier)
4 postas de bacalhau
1/2 kg de batatas médias
2 cebolas médias
4 dentes de alho bem amassado
4 tomates maduros sem sementes
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 xícara chá de vinho branco
2 colheres sopa de farinha de rosca
1 xícara de chá de azeite sabor manjericão
sal, pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer: Deixe as postas de bacalhau de molho por 12 horas, sempre trocando a água. Depois escorra bem e reserve. Descasque as batatas, e a seguir lave e deixe escorrer. Em uma panela coloque um pouco de azeite e doure as batatas. Corte as cebolas em rodelas grossas e regue com azeite, junte o alho amassado, tomates picados e deixe cozinhar por alguns minutinhos. Acrescente os pimentões tempere com sal e a pimenta e a seguir regue com o vinho branco. Deixe apurar. Depois coloque essa mistura no fundo de um pirex e por cima coloque as postas do bacalhau e as batatas. Polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno pré-aquecido até dourar. Retire e sirva com arroz branco.

Bacalhau gratinado (Helen Marques)

½ k de batata cortada
200 ml de leite
1 vidro de leite de coco
1 caixa de creme de leite
catupiry
150g mussarela

Modo de fazer: Cozinhar o bacalhau, desfiar e reservar. Cozinhar a batata no leite e no leite de coco ate ficar al dente, escorrer e reservar. Não jogar o caldo fora. Numa panela colocar o creme de leite, ½ copo do caldo e, catupiry, mexer ate dissolver. Em um refratário colocar a batata, o bacalhau, o creme e por cima colocar a mussarela com queijo parmesão ralado e levar no forno para gratinar.

Torta de Natal (Marinéte Flores Bock)

Massa:
1 pacote de bolacha Maria triturada no liquidificador
250g de margarina s/ sal


Modo de fazer: Amasse tudo numa bacia e depois coloque numa forma redonda de aro removível, coloque no fundo e nas laterais, aperte ela na forma.

Recheio 1:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 gemas
6 colheres de Nescau
2 colheres de Maisena

Modo de fazer: Coloque tudo numa panela e leve ao fogo baixo e mexa sempre até engrossar. Depois coloque sobre a massa de bolacha que você já colocou na forma e leve ao forno para assar até que as bolachas da borda fiquem douradinhas. Aí tire do forno e deixe esfriar.

Recheio 2:
1 lata de leite condensado
500g de nata (creme de leite pasteurizado)

Modo de fazer: Coloque os dois ingredientes na batedeira e bata até que fique num ponto firme. Depois coloque sobre o creme preto na forma, mas o creme preto já deve de estar frio. Enfeite com raspas de chocolate e leve a geladeira e desenforme na hora de servir.

Pudim gelado (Cristine B. Fortes)

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
5 ovos
2 latas de leite
Nescau
Açúcar

Modo de fazer:
Primeiro passo: Fazer uma calda caramelada já na forma de pudim, como se fosse o pudim tradicional e reservar.
Segundo passo: faça numa vasilha uma calda com 5 colheres de sopa de Nescau ou qualquer outro achocolatado e um pouco de água, que fique numa textura de uma massa de bolo, não pode ficar aguada. Mexa com a colher (não vai no fogo) e coloque na forma de pudim já caramelizada.
Terceiro passo: Numa panela coloque o leite condensado, duas latas de leite de vaca, as 5 gemas peneiradas e quando levantar fervura desligar o fogo e reservar.
Quarto passo: Na batedeira bater as 5 claras com o açúcar, faça o seu merengue a gosto, eu gosto bem doce então ponho 3 colheres de sopa rasa para cada clara, depois q o merengue ficar bem firme misturar com a colher (não bater mais) o creme de leite sem o soro e despejar no creme de leite condensado que está na panela (ele não precisa estar totalmente frio, pode estar morno). Depois despejar tudo na forma de pudim, levar ao freezer e pronto. Para desenformar coloque a forma de pudim na chama do fogão e vire depois no prato. Raspe a calda de chocolate junto com a de caramelo e despeje por cima.

Dicas: Faça na véspera. Tem-se a opção de cortar um pedaço de panetone em cubinhos e misturar no creme de leite condensado depois de pronto. Para dar um ar natalino decore com morangos ou cerejas. Use uma forma de pudim grande porque ele rende bastante.

Torta de bacalhau (Carolina Puerta)

½ kg de bacalhau desfiado
1 kg de batatas
1 garrafinha de leite de coco
3 tomates s/ semente e s/ pele
3 colheres de sopa de molho de tomate pronto
100g de azeitonas pretas
Azeite p/ refogar
1 colher de sopa de margarina
1 copo de requeijão
1 ovo p/ pincelar
Alho a gosto
Cebola a gosto
1 molho de cheiro verde
Margarina e farinha de rosca para untar
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de fazer:
Massa: Faça um purê de batatas e ao invés de colocar o leite, coloque o leite de coco. Coloque a colher de margarina. Sal a gosto. Reserve.

Recheio: Refogue o bacalhau já dessalgado, fervido e desfiado com azeite, cebola picadinha e o alho socado. Acrescente os tomates sem pele e sem semente, as azeitonas pretas e o molho de tomate. Coloque um pouco de água e deixe apurar. Depois de cozinhar, reserve e esfrie.

Montagem da torta: Unte um refratário médio com margarina e farinha de rosca, forre com o purê de batatas, acrescente o recheio de bacalhau por cima. Espalhe o requeijão delicadamente por cima do recheio. Bata um ovo inteiro ligeiramente, e espalhe-o por cima do requeijão. Faça furos com o garfo na torta, para penetrar o requeijão e o ovo batido. Coloque queijo parmesão ralado e leve ao forno 210º para gratinar.

Bolachas de Natal (Antonieta Perricci)

4 gemas
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de baunilha
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
300 g de goiabada
250 g de margarina sem sal

Modo de fazer:Numa vasilha de plástico redonda de 30 cm de diâmetro, colocar o açúcar, depois as gemas, misturar bem, acrescentar a margarina, a baunilha e por último o fermento em pó. Forme bolinhas de 1 cm mais ou menos ou a forma que quiser, sinos, estrelas, árvores e faça um pequeno buraco para encaixar a goiabada em pedaços pequenos. Coloque para assar por mais ou menos 15 minutos em forno em temperatura média, por volta de 180 graus, em forma untada. Rende cerca de 30 bolachinhas.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!