|
|
Como se prevenir contra a gripe A
Por Carla Oliveira
* em 14/08/2009
Saiba mais sobre o a nova gripe e aprenda o que fazer para evitar essa doença
|
|
Desde o mês de julho, os casos de gripe A (H1N1), a chamada "gripe suína", cresceram muito no Brasil, causando mortes e assustando a população. No início, apresentaram a doença apenas pessoas que haviam viajado para o exterior, ou que haviam tido contato com pessoas que voltaram de viagem. Hoje, o vírus já circula dentro do país, sendo transmitido por indivíduos sem vínculo com o exterior.
A gripe A é provocada por um subtipo do vírus Influenza, assim como a gripe comum. Ambas apresentam um índice de mortalidade parecido: 0,5% dos doentes desenvolvem complicações que evoluem para o óbito. Os sintomas também são praticamente idênticos: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Apresentando esses sinais, qualquer pessoa deve procurar atendimento médico.
Com o tempo, os especialistas vão desvendando melhor os aspectos da nova gripe, o que permite ao governo tomar medidas mais acertadas no seu combate. O aumento das temperaturas com o fim do inverno também ajudará a diminuir a propagação do vírus, além de reduzir o índice de outras doenças respiratórias comuns nessa época, que deixam o organismo mais debilitado.
No grupo de risco encontram-se os idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica, pessoas com obesidade mórbida ou com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como a anemia falciforme. Quem se encontra no grupo de risco deve tomar cuidados redobrados. Seguem as recomendações do Ministério da Saúde para se prevenir contra a gripe A (lembre-se de passar essas recomendações aos seus filhos, ensinando-os como agir):
● Lave as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de espirrar.
● Ao tossir e espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável.
● Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
● Se estiver com gripe, seja a comum ou a gripe A, não frequente lugares fechados e com aglomeração de pessoas.
● Em caso de gripe, procure seu médico ou uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
● Não use medicamentos sem recomendação médica.
Também é importante manter as defesas do corpo em pleno funcionamento, para que ele possa combater uma eventual infecção pelo vírus da gripe, evitando o agravamento da doença e possibilitando sua recuperação. Isso se consegue principalmente por meio de uma alimentação saudável e rica em nutrientes, ingestão de líquidos em maior quantidade, prática moderada de atividades físicas, sono de boa qualidade, controle do estresse.
Por isso, nesse momento, é muito importante valorizar alimentos como verduras, legumes e frutas na alimentação diária. Alguns ingredientes que aumentam a imunidade do corpo e que você deve acrescentar no cardápio são: alho, gengibre, própolis, mel, iogurte, laranja e demais frutas ácidas ricas em vitamina C. Procure dormir bem à noite, possibilitando que seu corpo descanse e se recupere das atividades do dia. Priorize momentos em família, como assistir a um vídeo ou jogar um jogo em casa.
Vacinação
Atenção! A camnpanha de vacinação contra a gripe A no Brasil já começou. Você pode cadastrar-se no site do Ministério da Saúde e informar sua idade para ser avisado sobre quando deverá comparecer ao posto de saúde para receber a vacina:
portal do Ministério da Saúde