Quinta-feira, 28 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

As nossas músicas natalinas

Por Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação *


Conheça um pouco da origem das músicas natalinas e saiba como montar um coral com sua família para dar um gostinho ainda mais especial a este Natal!

Você conhece a origem das nossas músicas de Natal mais tradicionais? No Brasil, os diferentes costumes que caracterizam as festas natalinas refletem a nossa grande diversidade cultural. Assim como os rituais, decorações, vestimentas e comidas típicas, as músicas mais tradicionais que ouvimos e cantamos na época Natal são uma preciosa herança.

Estas músicas têm origem, ao longo da história, nas tradições que influenciaram profundamente a cultura brasileira. As principais influências vêm das tradições européias, sobretudo dos países onde predomina o cristianismo. Alguns exemplos são: Stille Nacht / Noite Feliz (Alemanha, autoria de Franz Gruber e do austríaco Joseph Mohr), O Tannenbaum (Alemanha, autoria desconhecida), We Wish You a Merry Christmas (Inglaterra, autoria desconhecida), The First Noel (Inglaterra, autoria desconhecida; provável origem na França medieval).

Mas o nosso repertório natalino abriu também espaço para as célebres canções norte-americanas que chegaram com o cinema e com os discos: Jingle Bells / Bate o Sino (James Pierpoint), White Christmas (Irving Berlin), Let it Snow (Sammy Cahn e Jule Styne) e The Christmas Song (Mel Tormé and Bob Wells), são alguns exemplos.

Foram estas músicas que influenciaram algumas das mais conhecidas canções populares brasileiras, que fizeram sucesso na voz dos Cantores do Rádio: Boas Festas (Assis Valente), Natal das Crianças (Blecaute), O Velhinho (Otávio Filho), Feliz Natal (Armando Cavalcanti e Klécius Caldas), esta última mais conhecida como "Noite Azul".

Há ainda os costumes e músicas originais do nosso país, que hoje cultivamos como folclore. Entre os folguedos populares de natal no Brasil, destaca-se o Pastoril, cujas personagens típicas cantam, dançam e fazem declamações para representar a cena do nascimento do menino Jesus.

Convide as crianças para formar um coral

Mesmo com esta origem cultural tão diversa e os mais diferentes estilos musicais, são as músicas apresentadas em arranjos corais que até hoje dão às nossas festas um toque especial. Seja pela lembrança das tradições musicais mais antigas, pela pura beleza das músicas e suas mensagens ou pela simples representação do espírito de confraternização humana, na harmonia das vozes...

Por isso, gostaríamos de convidar você e sua família a experimentar a maravilhosa sensação de cantar em um coral de músicas natalinas! É claro que as composições e arranjos mais sofisticados exigem alguma formação musical. Porém, para cantar em uníssono (ou seja, duas ou mais pessoas cantando ao mesmo tempo a mesma melodia, sem variações entre as vozes) basta um pouquinho de entusiasmo e que você conheça a letra e a melodia da música que pretende cantar.

Para formar o seu "coral natalino" você pode convidar os seus filhos, outras pessoas da família, os amigos e quem mais estiver disponível (três pessoas já criam um belo efeito). Quem sabe esta experiência pode mobilizar o entusiasmo e a criatividade do grupo neste natal para uma apresentação especial em família, com direito a aplausos e abraços no final.

Algumas sugestões para o repertório

- Noite Feliz / Stille Nacht
- Sino de Belém / Jingle Bells
- O Velhinho
- Borboleta



Noite Feliz / Stille Nacht

Coral natalino tradicional da Alemanha (autoria do alemão Franz Gruber e do austríaco Joseph Mohr); a versão para o português é de autoria do frei Pedro Sinzig, austríaco naturalizado brasileiro.

Noite Feliz! Noite Feliz!
O Senhor, Deus de Amor,
pobrezinho, nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso Bem.
Dorme em paz, ó Jesus!
Dorme em paz, ó Jesus!

Noite Feliz! Noite Feliz!
Eis que no ar vêm cantar
aos pastores os Anjos dos céus
anunciando a chegada de Deus,
de Jesus Salvador!De Jesus Salvador!

Noite Feliz! Noite Feliz!
Ó Jesus, Deus da luz,
quão afável é Teu coração
que quiseste nascer nosso irmão
e a nós todos salvar!
E a nós todos salvar!

Sino de Belém / Jingle Bells

Canção tradicional dos EUA, de autoria de James Pierpoint; esta canção foi criada originalmente para a celebração norte americana do Dia de Ação de Graças. Esta conhecida versão para o português é de autoria de Ewaldo Ruy.

Bate o sino pequenino
Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem

Paz na terra
Pede o sino
Alegre a cantar
Abençoe, Deus menino
Esse nosso lar

Hoje a noite é bela
Vamos à capela
Sob a luz da vela
Felizes a rezar

Ao soar o sino
Sino pequenino
Vai o Deus menino
Nos abençoar

O Velhinho

Canção popular brasileira de autoria de Otávio Filho.

Deixei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Meu presente de Natal
Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem

Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem

Borboleta

Canção do Pastoril, tradicional do nordeste brasileiro.

Borboleta pequenina
Saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria
Que hoje é noite de Natal
Eu sou uma borboleta
Pequenina e feiticeira
Ando no meio das flores
Procurando quem me queira

Borboleta pequenina
Venha para o meu cordão
Venha ver cantar o hino
Que hoje é noite de Natal

obs.: a Borboleta é uma das personagens do Pastoril; cabe a ela, em suas evoluções, o papel de convidar o público presente a adorar ao menino Jesus.

* Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação é músico, pesquisador e educador musical. Mestre em música pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, tem formação em canto e atua como professor dos cursos de graduação em música da Unesp e da FASM - Faculdade Santa Marcelina. É diretor da Baby Arts - Música e Interação, organização especializada no desenvolvimento de atividades artísticas e educativas para bebês e crianças de 0 a 3 anos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.

   
Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!

   
Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!