Sexta-feira, 29 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Harmonia na gestação

Por Luciana Meirelles * em 02/12/2000


O trabalho de parto é necessariamente um drama que envolve tensão e dor?
É possível dar à luz de forma harmônica e prazerosa?


A experiência comprova: conhecer os ritmos do próprio corpo, criar intimidade com ele durante a gravidez ajuda no trabalho de parto. Quando uma mulher espera um filho, experimenta muitas mudanças físicas e emocionais. A barriga cresce e as emoções ficam à flor da pele. Ela está gerando um novo ser que se desenvolve mês a mês transformando seu físico, suas emoções e o jeito como ela se enxerga.

O parto marca o final de uma etapa: 40 semanas se passaram e o bebê está pronto para vir ao mundo. Para que seu corpo adquira plasticidade, potência e harmonia durante as contrações do útero, é necessário que ela se prepare a fim de conhecer o universo físico e psicológico que cerca esse momento único de sua vida.

O papel da informação

Informar-se adequadamente por meio de leituras e cursos ajuda a esclarecer muitas idéias preconcebidas e medos irracionais que cercam o parto e o nascimento. São crenças e mitos que passaram de geração a geração transformando o parto num acontecimento que necessariamente envolve dor e incerteza.

Hoje, muita coisa mudou, e a mulher do novo milênio está cada vez mais distante do modelo clássico dona de casa e mãe de muitos filhos. Por muito tempo, ela foi valorizada quase exclusivamente por esses papéis, e a gravidez e o sofrimento de dar à luz lhe davam status! Era para isso que existia: pelo sacrifício de ter e criar os filhos.

Atualmente, a mãe emerge como a figura que, além de cumprir as antigas tarefas, tornou-se fonte de renda e ganhou autoridade. É uma "faz-tudo" doméstica: cuida da saúde, educação e disciplina e cria a atmosfera afetiva do lar.

Essa mulher, portanto, merece ter uma gravidez e um parto tranqüilos e sabe que para que isso ocorra deve tirar suas dúvidas e praticar exercícios especiais. Afinal, os nove meses não precisam ser duros de atravessar, e cuidados simples e regulares podem driblar os desconfortos comuns nessa etapa, afastando o mau humor e a insegurança. Desperte a energia de viver!!!

Por que contar com um psicólogo?

O psicólogo parte do princípio de que, se a mãe aprende a lidar com seus medos e ansiedades em situações como a dor do parto, o medo da anormalidade no feto e a sensibilidade à flor da pele, o bebê passará por um processo de gestação tranqüilo e chegará a este mundo para desfrutar de uma qualidade de vida melhor.

O trabalho é preventivo e psicoprofilático porque a gestante vai aprender a se equilibrar emocionalmente. Conhecendo seu corpo e aprendendo a relaxar e respirar de forma adequada, a futura mãe poderá fazer do parto um momento menos atribulado, mais participante e acolhedor para o bebê.

* Luciana Meirelles é psicóloga com especialização em Psicoterapia Corporal e coordenadora de Grupos de Gestantes no Instituto de Medicina Fetal e Genética Humana.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Faça as pazes com o espelho 13/02/2020 às 16:03:39

Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model!

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Dentes saudáveis para sorrir sempre! 26/03/2012 às 11:31:01

No boletim Clicfilhos deste mês: saúde dos dentes, calendário e preparativos para a Páscoa!

   
Síndrome de Down 23/11/2000 às 17:03:00

Aprenda mais sobre a síndrome que afeta milhares de crianças ao redor do mundo. Não há cura para ela, mas os tratamentos já garantem uma melhor qualidade de vida para essa população.